(São Paulo) Com apoio da CUT nacional, a Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais realiza na próxima semana, nos dias 15 e 16 (sexta e sábado), o seu II Encontro Estadual de Comunicação.
Conforme o secretário de Comunicação da CUT-MG, Shakespeare Martins, "o principal objetivo é aprimorar e fortalecer a rede sindical cutista para a disputa de hegemonia, melhorando os nossos instrumentos para qualificar a intervenção sindical no embate político com a direita". Em Minas, relatou, a situação é agravada pelo completo controle dos grandes meios de comunicação (jornais, rádios e redes de televisão) exercido pelo governador tucano Aécio Neves. "Mais do que nunca, precisamos fazer com que a nossa voz seja ouvida e respeitada. A conformação de uma rede de comunicação sindical é uma das formas de romper com o pesado bloqueio imposto pelas gordas verbas publicitárias do governo estadual", acrescentou.
De acordo com Rosane Bertotti, secretária nacional de Comunicação da CUT, "o simples fato dos encontros estaduais estarem se disseminando em todas as regiões, evidencia a maior atenção que o tema está despertando nos dirigentes sindicais". "Há uma compreensão que temos de investir mais e melhor na construção e fortalecimento de instrumentos próprios, que possibilitem a CUT e os movimentos sociais se confrontarem com a manipulação e a desinformação veiculadas pela quase totalidade da mídia privada. Na verdade, com isso estamos melhorando muito a relação com a nossa base, pois ficamos cada vez mais próximos, mais sintonizados com suas demandas ", declarou Rosane.
O espetacular crescimento dos acessos do Portal do Mundo do Trabalho, acrescentou a dirigente nacional cutista, "principalmente no momento das mobilizações contra a emenda 3, é uma demonstração de que estamos no caminho correto, incorporando a contribuição das CUTs estaduais e Ramos para dar maior visibilidade e transparência a ações que muitas vezes eram solenemente ignoradas pela grande mídia".
PROGRAMAÇÃO
Dia 15/06
8h às 11h – credenciamento
8h30 – café
9h – Abertura (composição da Mesa)
9h15 – Palestra com o tema – Comunicação & Mídia – conjuntura Estadual -, com o presidente da CUT Minas, Lúcio Guterres, seguida de debate.
10h15 – Palestra com tema – Estratégias de comunicação em rede adotadas pela CUT Nacional, com a secretária de Comunicação Rosane Bertotti, seguida de debate.
12h – almoço
14h30 – Mesa de Debates com o tema "A Comunicação Sindical na luta pela hegemonia", com o sociólogo Rudá Ricci e o assessor de imprensa da CUT Nacional, Leonardo Severo, seguida de debate.
15h30 – Apresentação de projetos da Secretaria de Comunicação da CUT Minas, conforme resoluções do Congresso – diretor de Comunicação, Shakespeare Martins, seguida de debate.
16h30 – café
16h45 – A comunicação das CUT Regionais – apresentação dos principais projetos em execução. (espaço aberto às regionais da CUT para apresentação de suas estratégias de comunicação)
17:30 – Encerramento
Dia 16/06
8h30 – Café
9h – abertura (composição da Mesa) – resgate da programação do dia anterior.
9h30 – Comunicação Sindical – relatos de experiências (espaço aberto a alguns sindicatos locais, à Cut Nacional para apresentação de suas estratégias de comunicação)
10h30 – Apontamentos para a construção coletiva de propostas de comunicação integrada. Apresentação: Assessoria de Comunicação da CUT-MG.
12h – Encerramento/Almoço
Mais informações: Shakespeare Martins (31) 8455.1607 ou (31) 9628.4789
Fonte: CUT