A CUT fez o lançamento do 1º de Maio nesta segunda-feira, 25 de abril, no Sindicato dos Químicos de São Paulo. Com a presença da delegação dos países africanos, o 1º de Maio da CUT iniciou com a abertura da “Mostra de Cinema Brasil-África” e com o debate e a reflexão sobre a importância da integração e da unidade dos trabalhadores, principalmente com o continente que está na raiz da nossa formação, que é o continente africano.
A solenidade de abertura contou com a presença do Presidente Nacional da CUT, Artur Henrique; do Presidente da Fundação Palmares, Eloi Ferreira; do Coordenador do Centro de Estudos Africanos da USP, Kabenguele Munanga; e da Matilde Ribeiro, assessora do projeto do 1º de Maio 2011.
“A importância do nosso 1º de maio é justamente o resgate do berço da civilização, é um gesto concreto para fortalecer e reconhecer nossa identidade, raiz e história”, analisa Adi dos Santos Lima, Presidente da CUT/SP.
Em 2010, a CUT optou por comemorar o dia 1º fortalecendo a relação entre os trabalhadores do Brasil e da América Latina. Com isso, além dos tradicionais shows, aconteceram manifestações e apresentações culturais; seminário sindical internacional; feira gastronômica; entre outras atividades que serão ampliadas em 2011.
O fortalecimento da relação sul-sul é um tema de destaque da Central, ao reconhecer que são fundamentais os laços de solidariedade entre os trabalhadores e trabalhadoras dos diversos países como forma de construção da unidade de luta da classe trabalhadora brasileira, africana e latino-americana.
“Nosso 1º de Maio não terá sorteio de casa e carro. Por isso, inclusive, a imprensa irá comparar quantidade de público. Mas nós estamos preocupados com quantidade, mas estamos priorizando a qualidade, a importância da qualidade do debate político sobre o fortalecimento da classe trabalhadora nas relações sul-sul”, defende Artur Henrique.
Mostra de Cinema
A apresentação do filme “Renascimento Africano”, do cineasta Zózimo Bulbul, marcou o início da Mostra de Cinema, que acontecerá nos próximos dias 26 e 28, nos auditórios da Apeoesp e do SindSaúde-SP, respectivamente. O documentário, rodado em Dakar, no Senegal, conta com depoimentos de intelectuais, políticos e religiosos, que apresentam um panorama dos 50 anos de independência dos países do oeste da África e a interpretação sobre a escultura criada recentemente no Senegal que representa, justamente, o renascimento africano.
“Eu precisei sair do Brasil para descobrir que eu tenho história, que eu existo. Eu me sinto tão exilado nesse Brasil quanto o índio”, explica Zózimo Bulbul, ao fazer referência as suas viagens e produções na África como parte do resgate da cultura africana presente em suas obras.
Durante toda a semana acontecerão atividades que marcarão o 1º de Maio da CUT 2011.
Confira a programação completa do 1º de Maio da CUT Brasil-África
25/04 – Lançamento do 1º de Maio e Abertura da Mostra de Cinema – Local Sindicato dos Químicos de São Paulo
26/04 – Mostra de Cinema Brasil-África – Local Auditório APEOESP
27/04 – Workshop Internacional – Local Museu Afrobrasil
28/04 – Mostra de Cinema Brasil-África – Local Auditório Sindisaúde
Workshop Internacional – Local Museu Afrobrasil
Oficinas Culturais – Local Museu Afrobrasil
29/04 – Seminário Sindical Internacional “Desenvolvimento, sustentabilidade e inclusão social – Os desafios da relação Sul-Sul” – Local Sesc Vila Mariana
30/04 – Samba com Feijoada: Arlindo Cruz, Jorge Aragão, Diogo Nogueira, Leci Brandão e Marcinho do Cavaco.
Cortejos:Capoeira, Maculele, Moçambique, Jongo, Tambores do Vale
Escola de Samba Tom Maior
01/05 – Shows: Mart´nália, banda Ilê Ayê (Bahia), Rappin´Hood, Dog Murras (Angola), Chico César e Martinho da Vila
Ato político sindical-social:Com sindicalistas e movimentos sociais do Brasil e da África.
Ato interreligioso: Diversas confissões religiosas celebrarão juntas esta data internacional dos trabalhadores (as).
Ato cultural: Com a presença dos atores Celso Frateschi e Danny Glover.
Homenagens: Lula e Nelson Mandela
Atividades Simultâneas
– Exposições e Feiras
– Exposição fotográfica
– Exposição de esculturas e pinturas
– Feira de Livros
– Feira gastronômica
– Heróis de todo o mundo (vídeo com personagens afro-brasileiro,
fundamentais da nossa história)
– Desfile de roupas africanas
– Desfile de penteados Afro
– Exposição de tecidos