CUT debate a qualidade de vida dos trabalhadores(as) deficientes

Dirigentes do Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Distrito Federal participaram do Seminário Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras com Deficiência da CUT neste sábado (31), em São Paulo. Oficinas e mesas debateram a qualidade de vida dos deficientes físicos e os desafios enfrentados no mundo do trabalho além de temas como a Lei de Cotas, o Estatuto da Pessoa com Deficiência e a Convenção da ONU. Participaram da mesa de abertura o secretário de Formação da CUT/SP, Carlos Tadeu Vilanova; a secretária Estadual de Políticas Sociais da CUT/SP; Lucinei Paes de Lima; o coordenador do coletivo Nacional de Pessoa com Deficiência da CUT, Isaías Dias e o coordenador do coletivo Estadual de Pessoa com Deficiência da CUT/SP, Flávio Henrique. O superintendente Regional do Trabalho e Emprego em SP, José Carlos do Carmo, compôs a mesa sobre Mercado de Trabalho e Lei de Cotas.

José Carlos falou sobre o papel do Ministério Público no cumprimento de Lei de Cotas e apresentou um mapeamento da situação. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 10% dos habitantes do mundo apresentam algum tipo de deficiência. E de acordo com o Censo 2000 do IBGE, 14,5% da população brasileira – aproximadamente 24,5 milhões de pessoas.

A secretária estadual de Políticas Sociais da CUT, Lucinei Paes de Lima, avaliou o encontro de forma positiva pela visibilidade que o encontro proporcionou ao tema. “Esse seminário foi o pontapé inicial para colocarmos o tema dos deficientes na pauta da Central. “Nosso desafio é trazer essa discussão tão importante para centro da base cutista para podermos elaborar políticas públicas”.

O coordenador do Coletivo Estadual de Trabalhadores com Deficiência, Isaías Dias, avaliou o seminário como um passo importante para a luta. “Conseguimos apresentar a realidade dos deficientes para um bom número de dirigentes que a partir de agora podem organizar suas bases”, salientou.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram