CUT 25 anos: Começa mobilização para atos do 1º de Maio

A CUT e suas entidades filiadas já deram a largada na organização dos Atos do Dia Internacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras, comemorado no dia 1º de maio. A comemoração deste ano terá um sabor especial para a central, que comemora 25 anos de criação, além da recente aprovação no Congresso do reconhecimento legal das centrais sindicais. As principais bandeiras dos atos serão a implantação das convenções 151 e 158 da OIT a Campanha pela Redução da Jornada de Trabalho sem Redução de Salários.

Segundo nota enviada pela central, o ano de 2008 tem “um caráter especial para a CUT e toda sua militância”. “Completamos 25 anos de existência, com uma rica história de lutas e conquistas. Ao longo de toda esta história, a CUT articulou a defesa dos interesses imediatos com as lutas históricas da classe trabalhadora, na construção de uma sociedade democrática e socialista; temos nos pautados pelo fortalecimento da democracia, pela valorização do trabalho e pela ampliação de direitos. E agora, neste mês de março, uma reivindicação histórica dos/as trabalhadores/as brasileiros/as foi conquistada: o reconhecimento legal das Centrais Sindicais”, comemora.

A nota destaca ainda a importância da participação dos sindicatos e dirigentes nos atos e na coleta de assinaturas para o abaixo-assinado da Campanha pela Redução da Jornada. “Todas as entidades cutistas filiadas deverão realizar mutirões, tanto nas ruas como nos locais de trabalho”, destaca o texto.

Para Carlos Cordeiro, secretário-geral da Contraf-CUT, é essencial que os sindicatos bancários de todo o país filiados à confederação participem das mobilizações. “Vamos engrossar o caldo das manifestações classistas da CUT e participar ativamente das campanhas pela redução da jornada e pela efetiva implementação das convenções 151 e 158 da OIT”, afirma.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram