(Santo André) Alunos do curso Operador Industrial 2007 promovido pela Associação Cidadania e Vida (ACV) em parceria com a empresa Dura Automotive, ambas sediadas em Rio Grande da Serra (SP), chegam à formatura no próximo dia 17 comemorando alto índice de empregabilidade. Desde 2005, dos cerca de 200 jovens que passaram pelo curso mais de 50% conseguiram ingressar no mercado formal de trabalho. Neste ano, dos 57 formandos, sete já estão empregados, e a expectativa é de que boa parte dos demais seja novamente absorvida pela Dura ao longo do ano.
“É uma grande conquista para todos nós que participamos do projeto e em especial para estes jovens, oriundos de famílias carentes e que agora têm como auxiliar em suas casas e iniciar seu desenvolvimento profissional”, destaca a presidenta da ACV, a historiadora Maria Rita Serrano. Com idade entre os 18 e 24 anos, os novos operadores fazem parte de famílias residentes na cidade – a mais pobre do Grande ABC – cuja renda per capita não ultrapassa meio salário mínimo. Embora a maioria já tenha realizado “bicos” para ajudar no orçamento doméstico, nenhum tinha tido a chance de um emprego formal até iniciar o curso. “O ingresso no mercado de trabalho segue uma lógica perversa que exige experiência mas não dá oportunidade de obtê-la”, destaca Maria Rita.
O projeto, que integra o programa Jovem Trabalhador, oferece 400 horas-aulas durante seis meses. O curso é dividido entre disciplinas técnicas – ministradas por profissionais da Dura -; básicas (como Português e Matemática); informática e palestras sobre cidadania, drogas, primeiros socorros, orientações vocacional e sexual e Meio Ambiente. Além da educação formal, os alunos também contam com acompanhamento psicológico.
Crescimento
Segundo a presidenta da ACV é grande a expectativa de contratação dos novos operadores, tanto pela Dura – principal empregadora de Rio Grande -, quanto por outras empresas do ramo de autopeças, já que o crescimento na venda de veículos impulsiona o setor automobilístico. Além da área metalúrgica, ex-alunos da ACV também atuam na área de serviços e comércio na cidade e demais municípios do Grande ABC.
Outros parceiros do projeto são o Sindicato dos Bancários do ABC, a Fetec e a Afubesp, associações também ligadas aos trabalhadores bancários, e a ONG Moradia e Cidadania. A formatura será realizada às 19h do dia 17, sexta-feira, no salão nobre do Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura Municipal de Rio Grande da Serra, à rua Progresso 700, no Jardim Progresso.
Fonte: Seeb ABC