A sede da Cooperativa Economia e Crédito Mútuo dos Servidores Públicos do Município de Cuiabá, CrediCuiabá, foi assaltada no dia 21 de maio. Após saber do ocorrido de forma extra-oficial, na manhã do dia 23, os dirigentes sindicais do Sindicato dos Bancários e dos Trabalhadores do Ramo Financeiro no Estado de Mato Grosso (Seeb/MT), visitaram os funcionários da cooperativa, que se mostram traumatizados com o ato de violência.
“É impossível não ficar o clima de tensão num local onde as pessoas passam por um ato de violência como esse. Vimos o desespero no olhar dos funcionários”, afirma a secretária de Saúde do Sindicato, Italina Facchini.
Após a reunião informal com os cooperativários, a direção do Sindicato enviou um requerimento ao setor de Saúde Ocupacional da cooperativa exigindo a emissão do Comunicado de Acidente de Trabalho (CAT), no prazo de 24 horas, conforme determina a lei 8.213 de 24 de julho de 1991. Para acentuar essa necessidade, os dirigentes sindicais ainda foram informados que esse não foi o primeiro assalto ocorrido na cooperativa.
“É dever da cooperativa, emitir a CAT e garantir aos trabalhadores, todos os direitos que eles têm. O Sindicato irá acompanhar de perto esse caso para resguardar o direito de cada um dos funcionários, esse é o dever deste Sindicato, legítimo representante dos trabalhadores dessa cooperativa”, finaliza o presidente do Seeb/MT, Arilson da Silva.