Empregados da Crystal, empresa terceirizada contratada pela Caixa Econômica Federal na Regional de Londrina, estão passando por uma das situações de precarização do trabalho, a exemplo de outras que vêm sendo denunciadas pelo movimento sindical em todo país.
Trabalhadores, entre telefonistas e copeiras, sofrem com os sucessivos atrasos no pagamento dos salários, vale refeição e auxílio transporte. “Na quarta-feira (7), quinto dia útil, novamente a empresa não creditou os vencimentos dos empregados, que já acumulam dívidas por conta da instabilidade a que vêm sendo submetidos”, denuncia o diretor do Sindicato dos Bancários de Londrina e Região, Dirceu Quinelato.
O Sindicato considera que é responsabilidade do banco fiscalizar a empresa contratada em relação às obrigações trabalhistas, uma vez que se utiliza indiretamente daquela mão-de-obra. “Já entramos em contato com representantes do banco na Regional de Londrina e aguardamos solução imediata para o problema”, destaca o diretor do Sindicato e da CUT-PR, Valdemir Bibiano.
Por conta destes atrasos, os funcionários pediram o apoio do Sindicato para a paralisação das atividades até o pagamento dos atrasados.
Não é a primeira vez
A história de atraso no pagamento dos trabalhadores da Crystal não é nova para a direção da Caixa. Em 2011, o Sindicato teve que intervir junto ao banco para que os salários de dezembro e 13º fossem pagos na data devida, já que estavam em atraso.
“Novamente estamos esbarrando na irresponsabilidade do processo de terceirização. Por esses motivos lutamos contra mais essa precarização do trabalho e debatemos com toda a sociedade. As instituições financeiras possuem plenas condições de arcar com as contratações necessárias e evitar subcategorias desprotegidas de trabalhadores”, completa Dirceu.