Crise econômica se agrava e aumentam tentativas de suicídio na Grécia

Dados oficiais do Ministério de Ordem Pública da Grécia mostram que o número de pessoas que tentam suicídio está aumentando conforme a crise econômica se aprofunda

Segundo levantamento do governo, houve 677 tentativas de suicídio em 2009, 830 em 2010 e 927 em 2011. Os números foram levantados a pedido de parlamentares.

A previsão para este ano é que a quantidade de pessoas que tentam se matar supere os anos anteriores. Até 23 de agosto, 690 incidentes foram registrados pela polícia. Contudo, os números não revelam quantas dessas tentativas terminaram em morte.

Um farmacêutico aposentado de 77 anos se tornou um símbolo de angústia nacional ao se matar com uma arma em frente ao Parlamento, em Atenas, em abril. Ele deixou uma nota dizendo que se recusava a procurar por alimentos no lixo.

A Grécia caminha para o sexto ano de recessão em 2013. A crise deixou um em cada cinco gregos sem trabalho e o Produto Interno Bruto diminuiu em um quinto.

Os habitantes do país culpam os cortes de gastos e os aumentos de impostos exigidos pelos credores – a União Europeia e o FMI (Fundo Monetário Internacional)- pela sua situação. O país recebeu dois resgates em dois anos, sendo que o último, de 130 bilhões de euros, foi concedido em fevereiro.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram