Policiais militares descobriram no domingo 2 um golpe que era aplicado em clientes de caixas eletrônicos de bancos em São Paulo. As chamadas feitas pelo telefone de emergência eram desviadas para um celular dos criminosos, que podiam obter os dados bancários das vítimas.
Os celulares eram instalados dentro de telefones de emergência de caixas eletrônicos. O novo golpe foi descoberto em uma agência da Zona Norte de São Paulo, e chama a atenção pelos detalhes.
Quando o cliente tentava fazer um saque, o cartão ficava preso na máquina. A vítima, então, usava o telefone do banco para pedir ajuda. Entretanto, do outro lado da linha quem atendia era uma pessoa que participava do esquema. Ela se fazia passar por um funcionário do banco e pedia para o cliente digitar a senha da conta. Todas as informações ficavam gravadas no celular.
“Eles informavam a vítima que a conta estava cancelada, um fato mentiroso, óbvio. A vítima se retirava do banco tranquilamente, e com um alicate eles pinçavam o cartão e em outra agência, uma segunda pessoa, que a gente não conseguiu localizar realizava os saques, de posse dos dados bancários da vítima”, explicou o soldado da Polícia Militar Márcio Luiz Lima.
A polícia deve pedir agora as imagens das câmeras de segurança do banco. Para quem costuma usar o caixa eletrônico, a regra é simples. “Nunca fornecer a senha, porque a central de nenhum banco pede a senha via telefone”, explica o PM Francisco Idelvan Mota.
Um homem chegou a ser detido perto da agência bancária, mas foi liberado por falta de provas.