(Brasília) Começa logo mais às 15 horas a quinta reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central no ano. O encontro dura dois dias, nos quais poderá ser decidida mais uma redução da taxa básica de juros. Também conhecida como Selic, a taxa remunera os títulos depositados no Sistema Especial de Liquidação e Custódia.
Hoje, na primeira parte da reunião, os diretores do BC assistem a exposições dos chefes de departamento do banco sobre os indicadores da economia interna e a evolução da economia externa, com foco no controle da inflação, mantida pelo segundo ano consecutivo abaixo do centro da meta de 4,5%, definida pelo Conselho Monetário nacional (CMN).
Amanhã, apenas os diretores (com direito a voto) participam da deliberação de quanto será a "calibragem" da redução dos juros. De modo geral, as expectativas dos analistas de mercado apontam para redução de 0,5 ponto percentual, o que puxaria a taxa atual dos atuais 12% ao ano para 11,50%, de acordo com pesquisa realizada pelo BC na última sexta-feira (13).
Fonte: Stênio Ribeiro, da Agência Brasil