A luta contra o racismo e o preconceito é uma luta internacional, afirmou nesta quinta-feira (17) o senador Paulo Paim (PT-RS) ao registrar decisão da justiça francesa de condenar à prisão a pessoa que, no ano passado, fez comentários racistas sobre a ministra de Direitos Humanos do país, Christiane Taubira.
Paim também afirmou que, no conjunto, a Copa do Mundo no Brasil foi um sucesso. Inclusive no que tocante à luta contra o preconceito.
– Não vimos um episódio de racismo, de preconceito contra negros, contra haitianos, contra germânicos, contra argentinos. Claro que há uma disputa, natural, entre Argentina e nós, em matéria de futebol, mas uma disputa de alto nível. Então, de fato, a Copa, inclusive no aspecto da luta contra os preconceitos, deu certo e foi um exemplo para o mundo.
Paulo Paim também parabenizou a cidade gaúcha de Caxias do Sul pelo acolhimento dado aos haitianos, senegaleses e ganeses que foram para a cidade em busca de uma vida melhor. Ele contou que o Ministério da Justiça já está providenciando a legalização desses estrangeiros.
Comenda
O senador registrou ainda que o Senado já divulgou os nomes dos agraciados com a comenda Abdias Nascimento em 2014. Os escolhidos são: o ministro Benedito Gonçalves, Gilberto Gil, Martinho da Vila, Edna Almeida Lourenço, Milton Gonçalves, Sílvio Humberto dos Passos Cunha e, in memorian, Francisco José do Nascimento.
– A comenda homenageia homens e mulheres que deram grande parte de sua vida à luta pelos direitos humanos e, principalmente, à luta contra o preconceito racial.