Cooperativas: banc rios do Paran  querem media‡Æo das DRTs

(Curitiba) A Fetec-CUT Paraná vai encaminhar ainda esta semana aos sindicatos filiados (Apucarana, Arapoti, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Paranavaí, Londrina, Guarapuava, Toledo, Umuarama (e Assis Chateubriand) um modelo de ofício para encaminhamento às subdelegacias regionais do trabalho (DRTs), pedindo a mediação de uma “mesa redonda” entre os sindicatos e as cooperativas de crédito do Paraná.

Segundo o assessor jurídico da Fetec, Joélcio Flaviano Niels, a proposta será feita em virtude da resistência por parte das cooperativas em abrir uma negociação com os sindicatos. “As cooperativas se negam a negociar desde o último Acordo Coletivo 96/97. Queremos exercer o direito de representar os trabalhadores e obter avanços reais”, explicou.

 

De acordo com Joélcio, as subdelegacias têm a obrigação de mediar as mesas redondas, pois os sindicatos são os órgãos legítimos de negociação com as cooperativas. A Fetec não negocia com as cooperativas, mas dá suporte para que os sindicatos possam promover o debate. As discussões são, portanto, regionalizadas. Após as mesas redondas, os sindicatos estarão encaminhando uma cópia das atas das reuniões até o dia 3 de agosto.

 

“Temos a expectativa de buscar o reconhecimento dos direitos dos cooperativários, pois há pelo menos dez anos as cooperativas têm se omitido”, avalia Gilberto Gedeão, diretor da Fetec e membro da coordenação da Comissão de Empregados em Cooperativas de Crédito.

A última manobra das cooperativas foi a tentativa de criação de um sindicato, denominado “Sindicato dos Empregados em Cooperativas de Crédito do Paraná”. Depois de passar por todos os trâmites legais, a iniciativa “fez água”, pois o registro foi negado pelo Ministério do Trabalho, uma vez que os Sindicatos dos Bancários são os legítimos representantes dos cooperativários.

Fonte: Edson Junior – Fetec PR

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram