Ofício foi enviado e destaca a terceirização nas centrais de atendimento e a contratação da Cobra Tecnologia para o processamento de documentos do auto-atendimento, o que contraria as diretrizes do governo Lula, de geração de empregos com qualidade
(São Paulo) O presidente da Contraf-CUT, Vagner Freitas, enviou nesta sexta-feira ofício a ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, relatando o processo de terceirização que vem ocorrendo no Banco do Brasil, na contramão das diretrizes do governo do presidente Lula, e pede audiência para expor com mais profundidade o que vem fazendo a direção do banco.
Cita o documento que: “O Banco do Brasil vem adotando prática de terceirização, principalmente em suas centrais de atendimento no Paraná, em São Paulo e, outro, em implantação na Bahia. Com a contratação da Cobra Tecnologia pretende também terceirizar o processamento dos documentos do auto-atendimento (em processo de implantação em Fortaleza, Brasília, Belo Horizonte e São Paulo).
Isso representa precarização das condições de trabalho, salários irrisórios, assédio moral e provoca adoecimentos e alta rotatividade, o que acaba gerando ônus ao sistema previdenciário.
A prática do BB está na contramão dos objetivos do governo popular do presidente Lula, de melhorar as condições de vida e trabalho da maioria da população. Vossa Excelência, inclusive, declarou nesta semana que o governo tem o compromisso de acabar em quatro anos com contratos de terceirização no serviço público…”
É explicitado que a reivindicação do movimento sindical é “…que sejam criados postos de trabalho com qualidade e que um banco público como o BB cumpra sua função social e valorize os trabalhadores. Um dos meios de fazer isso é contratar bancários aprovados em concursos já realizados, com todos os direitos da categoria…”
Fonte: Contraf-CUT