Acontece neste sábado, no Auditório Marcelo Ferreira, do Sindicato, o II Encontro das Mulheres Trabalhadoras Bancárias de Pernambuco. O evento, organizado pela Secretaria da Mulher do Sindicato, encerra as comemorações do mês da Mulher. A secretária de Pólíticas Sociais da Contraf-CUT participará do evento.
Arlene fará uma exposiçaõ sobre como o tema das mulheres é tratado na Campanha Nacional do Setor Financeiro. Além disos, abordará as novidades relativas ao Mapada Diversidade, que está sendo desenvolvido pela Febraban após intensa e histórica reivindicação dos trabalhadores. O debate tratará do tema “A Mulher no Mundo do Trabalho e a Criação dos Filhos” e terá ainda a participação de Tereza Souza, secretária de Mulher da CUT-PE, e Lindinere Jane, secretária de Políticas Sociais CUT-PE.
Desigualdades
As mulheres são praticamente a metade da categoria no país e no Estado. Entretanto, representam apenas 24% da diretoria do Sindicato e ocupam 30% dos cargos executivos. Entre os delegados sindicais, a participação é bem menor, embora este ano tenha mais que dobrado o número de inscrições – para a casa dos 20%. Os números, todavia, refletem os níveis de participação feminina em funções de poder no país e no mundo.
Pioneiro na criação de uma Secretaria da Mulher no movimento sindical brasileiro, o Sindicato resgata o encontro após 15 anos da realização do primeiro, em 1993, pouco mais de um ano depois de criar a secretaria.
De lá para cá, muita coisa mudou. A categoria sofreu uma redução drástica. Mas as mulheres ampliaram sua presença, nos bancos e no movimento sindical. “Éramos apenas cinco diretoras. Hoje, só na diretoria Executiva, temos nove mulheres. E em cargos importantes, como a Secretaria-geral, Comunicação, Formação”, lembra Suzineide Rodrigues, secretária de Formação do Sindicato.
Suzi foi uma das fundadoras da Secretaria da Mulher do Sindicato, e sua segunda diretora. Os bancários, ou melhor, as bancárias foram destaque na organização das mulheres da CUT – Central Única dos Trabalhadores. Em 15 anos, o debate das questões de gênero deixou de ser coisa de mulher. “Antes, olhavam para nós como se fôssemos extra-terrestres. Hoje, nós vemos os homens assumindo o discurso da igualdade de oportunidades. E, embora ainda haja muito a conquistar, já vemos os dois trabalhando juntos”, afirma Suzi.
A programação do II Encontro (confira abaixo), afirma Dileã Silva, atual secretária da Mulher, “foi elaborada de modo a discutir os dilemas da mulher trabalhadora moderna: dupla jornada, relações compartilhadas, assédio moral e sexual, ascensão profissional e a criação de filhos”. Além disso, a partir de trabalhos em grupo, vai-se listar as propostas das mulheres para a Campanha Nacional 2008.
Data: 29 de março 2008
A partir das 9 horas
Local: Auditório Marcelo Ferreira
Sede do Sindicato dos Bancários
Av. Manoel Borba, 564 – Boa Vista, Recife – PE
9:00 Abertura
9:30 – Filme sobre Assédio Moral
9:50 – Exposição e debate sobre o tema: A Mulher no Mundo do Trabalho e a Criação dos Filhos
Arlene Montanari, secretária de Políticas Sociais da Contraf-CUT: Campanha Nacional – Mapa da Diversidade e Pauta Especifica das Mulheres Bancárias
Tereza Souza, secretária de Mulher da CUT-PE: Mercado de Trabalho e Dupla Jornada
Lindinere Jane, secretária de Políticas Sociais CUT-PE: Saúde da Mulher
10:50 – Perguntas e esclarecimentos
11:00 – Trabalho em grupo para elaborar propostas das mulheres para a Campanha Nacional 2008.
Temas:
– Dupla jornada de trabalho
– Licença maternidade
– Ampliação do tempo do auxilio- creche
– Acompanhamento da educação dos (as) filhos(as)
11:30 Lanche
11:40 – Trabalho em grupo – continuação
13:00 Almoço
14:30 – Técnica de descontração
14:40 – Apresentação dos trabalhos
15:30 – Plenária
16:00 – Exibição de filme
16:30 – Lanche com apresentação cultural
17:00 Encerramento.