Contraf e Dieese divulgam nesta terça nova pesquisa sobre emprego nos bancos

Será divulgada em entrevista coletiva nesta terça-feira 25, às 11h, na sede da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), na rua Líbero Badaró, 158, 1º andar, Centro de São Paulo, a nova pesquisa sobre emprego e desemprego nos bancos que operam no país, realizada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e pela Contraf-CUT.

Elaborados com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego, os levantamentos referem-se ao primeiro semestre de 2009 e abarcam todos os bancos comerciais, públicos e privados.

“Esta é a segunda rodada da pesquisa que estamos realizando, com o objetivo é fazermos um acompanhamento sistemático sobre a evolução do emprego e sobre os principais indicadores do mercado de trabalho na categoria, como subsídio para a ação sindical da Contraf-CUT, das federações e dos sindicatos”, explica Carlos Cordeiro, presidente da Confederação.

A primeira pesquisa da Contraf-CUT e do Dieese, divulgada em junho, mostrou que os bancos fecharam 1.354 postos de trabalho no primeiro trimestre de 2009 e estão usando a rotatividade para reduzir a média salarial dos bancários. As empresas financeiras desligaram 8.236 bancários, principalmente em razão das fusões, e contrataram 6.882 entre janeiro e março.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram