Dirigentes sindicais do ramo financeiro de toda a região Nordeste participam nesta sexta-feira (19) e sábado (20) do Curso de Formação Sindical realizado em parceria entre a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e a Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Fetrafi) do Nordeste, com apoio do Sindicato dos Bancários do Ceará.
O curso faz parte do programa do Coletivo de Formação da Contraf-CUT, que é composto pelos secretários de Formação das Federações e Sindicatos da categoria e coordenado pelo secretário de Formação da Contraf-CUT, Rafael Zanon. “O coletivo está programando os cursos de acordo com a demanda e disponibilidade de agenda das entidades. Já existe a previsão de cursos para a região Centro-Norte e para Santa Catarina, com datas ainda a serem agendadas”, informou Zanon. “O objetivo é qualificar dirigentes sindicais a partir de debates sobre os principais temas da categoria e também da economia do país”, completou.
“Esse curso surgiu a partir de um planejamento entre a Contraf-CUT e as federações, incluindo a Fetrafi/NE. Esperamos que os dirigentes sindicais da nossa região, principalmente os novos dirigentes, aproveitem o curso para se qualificar para o trabalho junto às bases das categorias que compõem o ramo financeiro”, afirmou o secretário de Formação da Fetrafi/NE, Telmo Nunes.
As entidades interessadas devem programar a realização do curso com os secretários de formação de suas federações, ou entrar em contato a secretaria de formação da Contraf-CUT.
Formação de novos dirigentes
O conteúdo do curso de Formação Sindical aborda a história do movimento sindical de uma forma geral, assim como a história do movimento sindical bancário, a partir do ponto de vista dos trabalhadores, além das ferramentas de luta, inclusive as mais modernas, como as redes sociais, incentivando os trabalhadores a fazer uso dessas ferramentas.
“Abordamos as lutas e conquistas do movimento sindical, elementos de como se formaram os sindicatos, as primeiras associações, como elas evoluíram, quais as dificuldades que enfrentaram, inclusive a ditadura militar, a retomada dos sindicatos pelos trabalhadores, a criação da CUT, a fundação da Confederação Nacional dos Bancários (CNB), além das ferramentas que dispomos para luta”, disse o secretário de Formação da Contraf-CUT, Rafael Zanon. “É importante que os dirigentes bancários entendam de onde vem a história dos sindicatos e valorizem os elementos de luta para que, a partir desse conhecimento da história, pensem melhor o presente e o futuro”, completou.
Além do Curso de Formação Sindical para novos dirigentes outros cursos também fazem parte do programa de formação da Contraf-CUT, como o Curso sobre Reforma Tributária, que teve seu primeiro módulo realizado no dia 10 de maio e o segundo módulo está agendado para o dia 6 de junho.
Fonte: Contraf-CUT, com Fetrafi/NE