(São Paulo) Nesta quinta-feira (4 de janeiro) representantes da Contraf-CUT e os diretores eleitos da Cassi e da Previ se encontram com o novo presidente do Banco do Brasil, Antonio Francisco de Lima Neto, para retomar as negociações específicas. A reunião ocorre às 17h, em Brasília. Os principais itens em pauta são a situação da Cassi, o aumento dos benefícios na Previ, e o novo Plano de Cargos e Salários e de Cargos Comissionados (PCS/PCC).
Lima Neto assumiu o cargo interinamente em dezembro. Será o primeiro encontro dos representantes dos trabalhadores com o novo diretor do Banco. Para Marcel Barros, coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB, a reunião será uma oportunidade para apresentar as reivindicações de mudanças no papel desempenhado pela instituição. “Como maior banco público do país, o BB precisa desempenhar uma função mais alinhada às políticas sociais e voltadas ao desenvolvimento do país, não um banco voltado para o mercado”, avisa.
Pela manhã, às 10h, na sede da Contraf-CUT em Brasília, a Comissão de Empresa dos Funcionários do banco irá se reunir para preparar a pauta de discussão.
É do Brasil
A reunião ocorre um dia depois da divulgação, por parte da Contraf-CUT, de um artigo condenando a nova campanha publicitária, chamada de “Banco do João”. Em vez de “Banco do Brasil”, os anúncios apresentam fachadas de agências com letreiros como “Banco do João”, “Banco da Maria” etc. Na visão da Contraf-CUT, a estratégia passa por cima da tradição do BB de banco público ao tentar igualá-lo às instituições privadas.
Fonte: Contraf-CUT