A Contraf-CUT enviou na quinta-feira (26) um ofício, em nome da Comissão de Negociação dos Funcionários do Sistema BNDES, ao presidente do banco, Luciano Coutinho, solicitando o agendamento de uma reunião, o mais breve possível, para discutir especificamente o cumprimento da cláusula 22ª do Acordo Coletivo de Trabalho 2012/2014, que trata da implantação da GEP Carreira.
“Como é do conhecimento de todos, a não observância da data do dia 1º de julho para o início da implementação da GEP Carreira, prevista no instrumento normativo, gerou uma indefinição no seio do funcionalismo, que tem sido causa de descontentamento e insatisfação geral”, destaca Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT.
Ele também ressalta que a solicitação se deve ao fato de que “depois de várias tratativas com a comissão de negociação da empresa registramos uma indefinição em relação ao tema e, ao mesmo tempo, constatamos a limitação momentânea desse espaço negocial para a sua superação”.
Para Miguel Pereira, secretário de Organização do Ramo Financeiro da Contraf-CUT, a iniciativa é um passo importantíssimo para que o banco apresente o cronograma e comece a implantar a GEP Carreira. “Ao passo que os demais pontos estão sendo encaminhados, como é o caso da confirmação da aplicação dos índices econômicos da convenção coletiva dos bancários, o banco não deu aos representantes do funcionalismo nenhuma resposta efetiva sobre cumprimento da cláusula que trata do plano de carreira, que é o principal anseio dos funcionários”, salienta.
A proposta de solicitar uma reunião com o presidente do banco foi aprovada em assembleia dos funcionários do BNDES, realizada no último dia 24, no Rio de Janeiro. Nova assembleia está marcada para o dia 3 de outubro para avaliar o andamento das negociações.