Contraf-CUT pesquisa situa‡Æo de trabalhadores com deficiˆncia

(São Paulo) A Secretaria de Políticas Sociais da Contraf-CUT está realizando uma pesquisa em toda a base sobre a situação de pessoas com deficiência. Os sindicatos receberão por e-mail os formulários.

 

A pesquisa visa organizar o segmento e conhecer melhor as necessidades e condições de trabalho das pessoas com deficiência. A secretária de Políticas Sociais da Contraf-CUT, Arlene Montanari, diz que, com a Lei 8.213/91, que determina a contratação de pessoas com deficiência em percentuais que vão de 2% a 5% do total de trabalhadores na empresa, os bancos têm contratado esse segmento em maior escala recentemente. No entanto, é necessário saber em que condições estes trabalhadores estão desempenhando suas funções.

 

“De acordo com reuniões na cidade de São Paulo, pudemos constatar uma série de irregularidades”, afirma Arlene. Segundo ela, a maioria é contratada nos cargos mais baixos que a empresa possui, as condições de trabalho oferecidas são péssimas, além de não haver a menor preocupação com as limitações que cada deficiência exige, e sequer equipamento adequado para a execução de suas tarefas é oferecido. “Precisamos organizar o segmento e conhecer melhor as necessidades e condições de trabalho dessas pessoas para modificar essa situação”, destaca.

 

Os sindicatos filiados à Contraf devem fazer um levantamento em suas bases, localizando os trabalhadores com deficiência nos locais de trabalho e aplicando modelo de pesquisa criado pela secretaria (clique aqui para baixar o formulário). A pesquisa deverá ser encaminhada para [email protected], utilizando planilha totalizadora (clique aqui para baixar a planilha).

 

Encontro

Neste sábado, dia 19, será realizado o I Encontro Estadual de Trabalhadores com Deficiência. O evento, que contará com a participação de Arlene Montanari e Maria Isabel da Silva, secretárias de Políticas Sociais da Contraf CUT e FETEC CUT-SP, respectivamente.

 

O evento visa planejar ações para superar as desigualdades, reforçar a formação dos sindicalistas, contribuir para a formulação de políticas públicas sobre o tema e conscientizar a todos sobre a importância da questão das pessoas com deficiência. Além disso, durante o encontro será eleito o Coletivo Estadual dos trabalhadores e trabalhadoras da CUT SP, bem como delegados para o Encontro Nacional, que ocorrerá nos dias 22 e 23 de junho.

 

O evento ocorrerá na sede da Apeoesp em São Paulo (Praça da República, 282 – Centro).

 

Fonte: Contraf-CUT, com CUT-SP

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram