A Contraf-CUT participa nesta quarta-feira (30), em Brasília, da mobilização nacional da CUT em defesa do PLP 321/2013 – Saúde +10, pela regulamentação da Convenção 151 da OIT (Organização Internacional do Trabalho) e contra o PLP 92/2007 – Fundações Estatais.
A concentração para as atividades que acontecem ao longo do dia será às 7 horas na Esplanada dos Ministérios.
O governo declarou que pretende destinar 15% da receita corrente líquida da União para a área da saúde, mas a reivindicação da sociedade, no PLP 321/2013 – Saúde + 10, é que sejam investidos 10% das receitas correntes brutas (e não “líquidas”) da União para a saúde, o que significa um volume maior de recursos.
O PLP 321/2013 – Saúde + 10 é um projeto de lei de iniciativa popular e foi protocolado na Câmara em agosto deste ano após reunir mais de dois milhões de assinaturas.
“Agora precisamos da pressão popular para que o projeto tramite em regime de urgência no Congresso Nacional”, assinala Junéia Martins, secretária nacional de Saúde do Trabalhador da CUT.
“Trata-se de uma luta importante que visa ampliar recursos para a saúde”, destaca Walcir Previtale, secretário de Saúde do Trabalhador da Contraf-CUT.