(São Paulo) “Por um Projeto Político dos Sindicalistas para negros e negras no Mundo do Trabalho”. Esse foi o tema do VI ENSAR – Encontro Nacional dos Sindicalistas Anti Racismo da CUT, realizado entre os dias 23 e 26 de agosto. Os diretores da Contraf-CUT, Arlene Montanari, Neide Fonseca e Marcos Benedito participaram do evento.
Organizado e realizado pela Secretaria Nacional de Políticas Sociais da CUT e pela Coordenação da CNCDR – Comissão Nacional Contra a Discriminação Racial, o evento discutiu e deliberou sobre temas relevantes como saúde, mercado de trabalho, educação e, principalmente, a atuação do movimento sindical no sentido de implementar ações afirmativas objetivando a eliminação do racismo racial e a efetiva inclusão desse segmento na sociedade.
Com a presença de 134 delegados, representando 14 Estados e 15 ramos de atividade, os debates foram bastante produtivos, culminando com dezenas de propostas de ações a serem implementadas por diversos segmentos sociais, entre eles, o próprio movimento sindical, o governo e os movimentos sociais.
Também foram eleitos os membros da Comissão para o mandato 2007/2010, sendo a Coordenação, até então exercida pela Bel, dirigente do Sindicato dos Bancários de Barretos e Secretária de Políticas Sociais da FETEC SP, ficando a cargo de Marcos Benedito, representante do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, diretor da Contraf CUT e Secretário Geral da AFUBESP.
Fonte: Contraf