Contraf-CUT participa de debate sobre Igualdade no Sindicato do ABC

Aconteceu na última quinta-feira, dia 14, no Sindicato dos Bancários do ABC, o debate “Gênero, Educação e Trabalho – Um Panorama da América Latina”. O evento contou com a presença da doutora Sandra Duarte de Souza, docente do programa de pós-graduação em Ciências da Religião e coordenadora do Grupo de Pesquisa em Religião e Gênero da Universidade Metodista, e de Deise Aparecida Recoaro, secretária de Políticas Sociais da Contraf-CUT.

As debatedoras ressaltaram a importância de discutir o tema no meio sindical. Deise Recoaro iniciou com uma reflexão sobre o tema. “A questão de gênero é ou não um tema da pauta sindical?”, indagou Deise. “Não foi tarefa tranquila debatê-la no meio sindical, no entanto, a categoria bancária tem orgulho de ser a primeira a criar uma cláusula de igualdade de oportunidades em um acordo coletivo”, destaca Deise. “As mulheres entram no mercado de trabalho ganhando, em média, 30% menos do que os homens”, completa.

Para Sandra Duarte, o fato das mulheres receberem menos do que os homens é uma parte dos inúmeros problemas. “O ganhar menos que os homens é apenas um dado material. A questão em seu todo é muito mais ampla e complexa, pois o imaginário de que a mulher é inferior ao homem está enraizada em nossa cultura”, defendeu Sandra.

Para ela, gênero é a organização social da diferença sexual e a construção sócio-cultural das diferenças sexuais. Além disso, Sandra apresentou um balanço sobre o tema na América Latina.

Maria Rita Serrano, presidenta do Sindicato dos Bancários do ABC, agradeceu a presença de todos e disse “que ainda é preciso percorrer quilômetros para conquistarmos uma sociedade igualitária”.

Segundo Belmiro Aparecido Moreira, diretor do Sindicato e organizador do evento, o debate foi muito importante. “O nosso objetivo foi de sensibilizar a categoria bancária e dirigentes sindicais para começarmos a debater esse assunto com mais conteúdo para a luta no dia a dia e na base”, disse Belmiro.

O secretário geral do Sindicato, Eric Nilson Lopes Francisco, concorda com Belmiro. “Temos que desenvolver este trabalho internamente na entidade para seguirmos com mais propriedade à base, por isso, o debate e os dados apresentados foram de extrema importância”, afirma Eric.

O evento ainda foi abrilhantado com a apresentação da banda “Fulanas de Tao”, que animou os presentes no início e no final do evento.

Clique aqui para ver algumas fotos do evento.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram