A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) completa 14 anos no próximo domingo (26). Com oito federações e 108 sindicatos associados, a entidade coordena o Comando Nacional dos Bancários, que representa 94% da categoria em todo o país.
Para a presidenta da Contraf-CUT, Juvandia Moreira, a grande representatividade é consequência das lutas e da presença de nossas filiadas no cotidiano dos trabalhadores. “Mais do que isso, dos resultados destas lutas para os trabalhadores, que são conquistas de direitos e reajustes de salários, vales refeição e alimentação, auxílios creche e educação entre outros”, disse.
Fundação
A Contraf-CUT é resultado da luta e aprimoramento da organização sindical bancária e da retomada das entidades sindicais pelos trabalhadores, no início dos anos 1980.
O primeiro passo para uma organização alternativa e, ao mesmo tempo, mais representativa ocorreu com a criação do DNB (Departamento Nacional dos Bancários), em 1985, cuja atuação foi essencial para a primeira greve nacional (naquele ano) da categoria após o regime militar.
O DNB atuou até 1992 quando foi substituído pela Confederação Nacional dos Bancários (CNB-CUT) que por sua vez deu lugar à Contraf-CUT, em 2006, e formalmente reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego em 24 de junho de 2008.