Contraf-CUT apoia Chapa 130 no segundo turno das eleições na Caixa

Fernando e Rita: representação de fato dos empregados no Conselho de Administração

Começou nesta segunda-feira 2 de dezembro, e vai até a sexta-feira 6, o segundo turno das eleições para representante dos empregados no Conselho de Administração (CA) da Caixa Econômica Federal. Mais uma vez a Contraf-CUT pede votos para os candidatos da Chapa 130, Fernando Neiva (titular) e Maria Rita Serrano (suplente), que venceram o primeiro turno do pleito, porque possuem trajetória de luta e são garantia de representação real dos empregados na maior instância de decisão da Caixa.

O Conselho de Administração da Caixa é o órgão responsável pela definição das diretrizes, desafios e objetivos da empresa, além do monitoramento e da avaliação de resultados. A eleição de um representante dos trabalhadores dos conselhos de administrações das empresas estatais e de economia mista foi uma conquista do movimento sindical e da CUT.

O Conselho é composto hoje apenas pelo presidente da Caixa e por conselheiros indicados pelos Ministérios da Fazenda e do Planejamento, Orçamento e Gestão. Ou seja, não há ninguém que defenda os interesses dos empregados.

“A Chapa 130 tem o apoio dos sindicatos e das federações, além da Fenae e de várias associações de todo o país, porque os companheiros Fernando Neiva e Maria Rita Serrano sempre estiveram do lado dos trabalhadores. Têm uma longa história de militância e liderança no movimento sindical”, afirma Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT e coordenador do Comando Nacional dos Bancários.

“Além de sempre terem participado da luta pela busca permanente por valorização e condições dignas de trabalho dos empregados da Caixa, Fernando Neiva e Maria Rita Serrano apresentam formação acadêmica e profissional sólida para ocupar a cadeira do Conselho de Administração e representar os nossos interesses”, acrescenta Jair Pedro Ferreira, vice-presidente da Fenae e coordenador da Comissão Executiva dos Empregados (CEE Caixa).

‘A outra chapa representa os gestores’

Além disso, esclarece Fabiana Uehara Proschold, empregada da Caixa e diretora executiva da Contraf-CUT, a outra chapa é formada por representantes dos gestores da empresa. “Pelos cargos que ocupam, jamais vão se contrapor à direção da Caixa, se necessário. E não tem sentido colocar mais um aliado da direção da Caixa no Conselho da Administração, que já é totalmente dominado pela empresa e pelo governo”, alerta Fabiana, que também é presidenta da UNI Américas Finanças Jovens.

Para a dirigente da Contraf-CUT, a conquista da vaga do representante dos empregados no Conselho foi fruto de grande esforço dos trabalhadores. “Não podemos correr o risco de eleger gente muito mais alinhada com a visão da empresa do que com a dos empregados. É só puxar pela memória: o que a maioria dos gestores pensa do assédio moral? Como é que eles se posicionam com relação às horas extras? Qual foi a iniciativa de um gestor diante da abertura de agências com número insuficiente de empregados?”, questiona Fabiana. “Por isso os empregados têm de votar na Chapa 130.”

Fernando Neiva
Economista com extensão em Agenda das Políticas Públicas: Tendências Contemporâneas e pós-graduação em Políticas Públicas, Estratégia de Gestão. Atualmente, cursa Direito.

Ele ingressou na Caixa em 1989 e integrou as diretorias do Sindicato dos Bancários de BH e Região a partir de 1996, tendo sido presidente entre 1999 e 2008. Atualmente, é diretor do Departamento Jurídico da entidade. Foi também membro do Conselho Fiscal da Apcef/MG, diretor da Fenae e da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Rita Serrano
Mestre em Administração, em História e em Estudos Sociais. É empregada da Caixa desde 1989. Foi vice-prefeita de Rio Grande da Serra (SP) e respondeu durante o mandato pela Secretaria de Cidadania do município. É autora do livro “O desenvolvimento socioeconômico de Rio Grande da Serra”.

Ela foi secretária de Finanças da Fetec/SP, integrou por duas gestões o Comitê de Investimento da Funcef e participou da Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa) entre 2003 e 2009. Presidiu o Sindicato dos Bancários do ABC entre 2006 e 2012. É diretora do Sindicato e da Agência de Desenvolvimento Econômico do ABC.

Atualizado às 11h45 de 2/12/13

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram