Conselho Deliberativo da Funcef irão acompanhar GT do Contencioso

Conselheiros farão acompanhamento mensal do GT que funcionará por 90 dias

Ficou definido na reunião do Conselho Deliberativo da Funcef, realizada na quarta-feira (24), em Brasília, que o grupo de trabalho constituído para tratar do contencioso jurídico da Fundação informará mensalmente aos conselheiros o resultado dos debates. A decisão foi tomada por proposição dos conselheiros eleitos.

O GT do Contencioso é composto por diretores e técnicos da Caixa e da Funcef e funcionará por 90 dias. Sua incumbência é estabelecer a responsabilidade de cada uma das instituições face às ações judiciais que compõem o passivo judicial da Fundação.

O contencioso da Funcef atingiu 16.504 ações ao final de 2012, a maioria dela relacionada a reclamações trabalhistas provocadas pela política de recursos humanos da Caixa, como Complemento Temporário Variável de Ajuste de Mercado (CTVA), auxílio-alimentação, cesta-alimentação, horas extras e abono.

Por iniciativa do conselheiro eleito Antônio Luiz Fermino, foi discutida também a vinculação gerencial da Ouvidoria da Funcef. O colegiado considerou pertinente vinculação operacional à Presidência da Fundação, sendo mantida a vinculação institucional ao Conselho Deliberativo. “A definição foi motivada pela necessidade de se dar maior dinamismo à atuação da Ouvidoria”, explica Fermino.

O Conselho Deliberativo ainda aprovou procedimentos para regularização de parte dos créditos recebidos pela Fundação em virtude de condenações judiciais imputadas exclusivamente à patrocinadora (Caixa), além de percentual mínimo de desconto para parcelamento de débito decorrente de revisão de benefícios.

Foram feitas duas apresentações aos conselheiros: uma da Diretoria de Administração e Tecnologia da Informação (Diati) sobre a situação orçamentária da área de TI e outra da Diretoria de Planejamento e Controladoria (Dipec) sobre o programa de gestão de risco corporativo, com ênfase em risco de liquidez. A Diat é comandada por Renata Marotta e a Dipec por Antônio Bráulio de Carvalho, ambos diretores eleitos pelos associados da Funcef.

Os conselheiros eleitos para a Funcef são Antônio Luiz Fermino, Olívio Gomes Vieira e José Miguel Correia (titulares) e Marco Antônio Moita, Manuel Alfredo Filho e Gilmar Cabral Aguirre (suplentes).

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram