O Conselho Deliberativo (CD) aprovou o Regulamento das Eleições Funcef 2010 que serão realizadas de 26 de abril a 6 de maio. Serão preenchidas três vagas para a Diretoria Executiva, quatro para o Conselho Deliberativo (duas para membros titulares e duas para suplentes) e duas para o Conselho Fiscal (uma para titular e outra para suplente).
A instalação da Comissão Eleitoral se dará em 22 de fevereiro e será composta por cinco membros, sendo três indicados pelo CD, um pela Funcef e um pela Caixa.
Todas as informações sobre a votação de participantes ativos e assistidos serão divulgadas oportunamente pela Comissão Eleitoral e estarão disponíveis no site da Funcef. O resultado do pleito será divulgado dia 7 de maio, com a proclamação da chapa vencedora. Os eleitos tomarão posse em 1º de junho de 2010.
Chapas
As inscrições das chapas devem ser feitas no período de 1º a 12 de março de 2010, das 10h às 17h, na sede da Funcef, em Brasília. Poderão se candidatar participantes e assistidos que cumpram as exigências do Estatuto da Fundação e do Regulamento das eleições.
Um dos requisitos é ter completado dois anos de inscrição na Funcef (contados regressivamente de 12 de março de 2010) e ter exercido, nos últimos cinco anos, dois anos de experiência nas áreas financeira, administrativa, contábil, jurídica, de fiscalização, atuarial ou de auditoria.
A Comissão divulgará, em 12 de março, a relação das chapas inscritas. A divulgação das chapas homologadas ocorrerá até 14 de abril.
A eleição de representantes dos associados nos órgãos estatutários da Fundação representa um avanço na história da Funcef, pois garante paridade administrativa e traz mais transparência ao fundo de pensão. A democratização no processo de governança é uma antiga reivindicação dos participantes.