Começa nesta quarta-feira (8) o Congresso Extraordinário da Contraf-CUT, em São Paulo. Até sexta-feira (10), 344 delegados e delegadas de entidades sindicais de todo o Brasil estarão reunidos na quadra do Sindicato dos Bancários de São Paulo para definir e votar o Plano de Lutas para o próximo período e a Reforma Estatutária da entidade.
“Vamos realizar este Congresso Extraordinário num momento extremamente importante para organizar a luta dos trabalhadores. Estamos sob ataque das elites empresariais do Brasil que, articulados com a mídia acumularam um alto poder legislativo para alterar e retirar direitos trabalhistas. Vamos debater a conjuntura e organizar um plano de lutas para defender empregos e direitos no próximo período”, explica o presidente da Contraf-CUT, Roberto von der Osten.
Nesta quarta-feira (08), o credenciamento começa às 16h, na quadra dos Bancários de São Paulo. Na quinta-feira (09), bancários e bancárias discutem as ameaças aos direitos dos trabalhadores, na conjuntura atual, dentro do Painel Reformas da Previdência Social e Trabalhista, que contará com a participação do o ex-deputado federal Claudio Puty, professor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Carlindo Paulo Rodrigues de Oliveira, professor pela Escola Dieese de Ciências do Trabalho e o presidente da CUT, Vagner Freitas.
O encontro segue com o Painel Futuro do Emprego, com a presença do professor Moises Marques, da Associação 28 de Agosto, da economista do Dieese, Vivian Machado, e com a participação da professora de Ciências Sociais Unicamp, Carla Regina Mota Alonso Dieguez.
O Congresso Extraordinário da Contraf-CUT também debate outro assunto preocupante para a categoria, o desmonte dos bancos públicos. O Painel Defesa dos Bancos Públicos contará com a participação de Guilherme Boulos, coordenador do MTST, Ricardo Berzoini, ex-ministro da Previdência e do Trabalho e das Comunicações. A mesa também será composta pelo diretor de Seguridade da PREVI, Marcel Barros e pelo professor do Instituto de Economia da UFRJ, João Sicsu.
Na sexta-feira, 10 de março, a partir das 9h, delegados e delegadas votam o Plano de Lutas e a Reforma Estatutária da Contraf-CUT.
Programação:
08 de março de 2017 (quarta-feira)
16h às 20h – Credenciamento dos delegados e delegadas, na quadra do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo Osasco e Região Rua Tabatinguera, 192 – Centro, São Paulo – SP
19h – Abertura Solene; na Contraf – Rua Libero Badaró, 158 – 1° andar – Centro, São Paulo – SP
09 de março de 2017 (quinta-feira)
09h às 16h – Credenciamento dos delegados e delegadas;
09h – Leitura e votação do Regimento Interno
09h30 às 12h – Painel Reformas da Previdência Social e Trabalhista
-Claudio Puty – Professor da UFPA – Ex Deputado Federal PT/PA
-Carlindo Paulo Rodrigues de Oliveira – Professor pela Escola Dieese de Ciências do Trabalho
-Vagner Freitas – Presidente da CUT
Coordenação da Mesa: Juvandia Moreira Leite – Coordenadora do Comando Nacional/ Presidenta do SEEB/SP
12h às 14h – Intervalo para almoço
14h às 16h – Painel Futuro do Emprego
-Moises Marques – Professor da Associação 28 de Agosto
-Vivian Machado de Oliveira Rodrigues – Técnica/ Economista pelo Dieese
– Carla Regina Mota Alonso Dieguez – Doutora Ciências Sociais Unicamp
Coordenação da Mesa: Roberto Von Der Osten – Presidente da Contraf/CUT – Coordenador do Comando Nacional
16h às 18h – Painel Defesa dos Bancos Públicos
-Guilherme Boulos – Coordenador do MTST
-Ricardo Berzoini – Ex. Ministro da Previdência e do Trabalho do Governo Lula e Ministro das Comunicações do Governo Dilma
-Marcel Barros – Diretor de Seguridade da PREVI
-João Sicsu – Professor do Instituto de Economia da UFRJ
Coordenação da Mesa: Carlos de Souza – Secretário Geral da Contraf/CUT
16h às 20h – Credenciamento de Suplentes;
10 de março de 2017 (sexta-feira)
09h às 12h – Votação do Plano de Lutas e Reforma Estatutária
12h – Encerramento
Observações:
Hotéis – check-in às 14h do dia 08 de março e check-out no dia 10 de março até às 12h.
A organização do Congresso Extraordinário da Contraf/CUT disponibilizará serviço de maleiro das 09h às 15h do dia 10 de março para os delegados e delegadas no local do Congresso.