Congresso dos Funcionários do Banestes prioriza retomada das negociações

A prioridade dos bancários do Banestes nesta Campanha Salarial 2010 é garantir a retomada das negociações com a direção do banco/Governo do Estado. Os banestianos, reunidos no último sábado, 31, no XIII Congresso dos Funcionários do Sistema Financeiro Banestes, referendaram politicamente a minuta específica a ser apresentada ao banco. O evento aconteceu no auditório do Alice Vitória Hotel.

Reivindicações como a criação de uma nova Estrutura de Cargos e Remuneração, a melhoria nas condições da Banescaixa, a reposição das perdas salariais, que somam 46,62%, e a volta da seleção interna também entraram na pauta das discussões prioritárias.

Como a proposta de minuta tem que ser aprovada em assembleia geral (ainda sem data definida), o Congresso garantiu que alterações e inclusões de novas cláusulas poderão ser feitas. É só clicar aqui para ter acesso ao documento. As sugestões devem ser enviadas para o e-mail [email protected]. Na assembleia, as inclusões serão socializadas e votadas.

No Congresso, os delegados presentes elegeram o bancário Jonas Freire para ser o representante da base que irá integrar a Comissão de Negociação com o banco.

Negociações já!

“Desde 2006, a gestão Penedo e o Governo Paulo Hartung se recusam a dialogar com os bancários do Banestes. Neste ano de 2010, então, às vésperas do fim do mandato, a tendência é que a política de endurecimento se intensifique. É por isso que queremos fortalecer ao máximo a luta dos bancários do Banestes”, defende Jessé Alvarenga, coordenador-geral do Sindicato dos Bancários.

Os banestianos também aprovaram no Congresso a realização de debate com os candidatos ao Governo do Estado. A ideia é que o Sindicato dos Bancários utilize esse espaço para discutir e publicizar o termo de compromisso dirigido aos candidatos, elaborado e aprovado no Congresso do Banestes.

O documento propõe uma plataforma política para o futuro chefe do Executivo, defendendo o Banestes público e estadual, a manutenção do papel social do banco, a valorização do corpo funcional e a retomada das negociações com os bancários. O debate será a oportunidade de sabatinar os candidatos, conhecendo um pouco mais sobre as perspectivas de cada um deles para os rumos do Banestes.

Formação

Além das discussões específicas da Campanha Salarial, o Congresso também contou com dois grandes espaços de acúmulo teórico e político. Na abertura do evento, o economista Daniel Correa participou do painel “Conjuntura Econômica Estadual, Nacional e Internacional”. Os questionamentos e apontamentos do estudioso geraram grande discussão e trocas de ideias entre os participantes.

No período da tarde, foi a vez do também economista Helder Gomes, que junto com Jessé Alvarenga, falou na mesa “O Banestes Público e Estadual no próximo Governo: uma plataforma dos trabalhadores”.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram