Congresso dos Empregados do BNDES elabora pauta de reivindicações

Evento define questões específicas para a Campanha Nacional 2013

O II Congresso Nacional dos Empregados do Sistema BNDES, realizado na sexta-feira e sábado, dias 22 e 23, no Clube de Engenharia, no Rio de Janeiro, definiu a pauta de reivindicações específicas para a Campanha Nacional 2013, a ser negociada com o banco visando a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), do Acordo da Jornada de Trabalho e do Acordo da Participação nos Resultados.

O evento foi promovido pela Contraf-CUT, Sindicato dos Bancários do Rio e associações dos funcionários do BNDES. O documento com as demandas ainda terá que ser aprovado em assembleias dos empregados, em data a ser divulgada em breve, antes de ser entregue à diretoria do banco.

“O BNDES é um dos bancos públicos mais importantes da nossa base. Por isto mesmo, o Sindicato dará todo o apoio, participando das mobilizações e negociações, a fim de fechar um acordo que traga novas conquistas para os empregados da instituição”, afirmou a diretora da Secretaria de Bancos Públicos do Sindicato, Luciana Vieira.

O secretário de Organização do Ramo Financeiro da Contraf-CUT, Miguel Pereira, representará a entidade nas negociações. “Trata-se de um momento importante para a organização e a mobilização dos empregados do BNDES, um dos maiores bancos de investimentos do mundo e que precisa valorizar seu funcionalismo, respeitando os direitos e avançando nas conquistas econômicas e sociais”, afirmou Miguel.

Ele destacou a aprovação no congresso de um grupo específico para discutir os problemas da Fapes, o fundo de pensão dos empregados. “Precisamos ter um olhar completo dos problemas, desde a joia até o plano de benefícios, como forma de buscar uma negociação com o banco e a Previc para defender os interesses dos participantes e assistidos”, frisou.

Miguel enfatizou também que “é preciso rever a pauta do próximo congresso para avançar na organização do movimento dos empregados”.

Palestra e debate nos grupos

Na sexta-feira pela manhã, após a discussão e aprovação do regimento interno, foram ministradas duas palestras: “Cenários de fechamento e saldamento de planos de pensão”, com Luciano Fazio, da Associação Nacional dos Participantes dos Fundos de Pensão (Anapar), e “Conjuntura Econômica”, com o economista do Dieese Cloviomar Cavarine.

Após o almoço, os delegados foram divididos em três grupos temáticos (pleitos econômicos; direitos trabalhistas e garantias do empregado; e saúde e previdência) e fizeram análise das propostas que chegaram às associações.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram