Bancários, financiários e cooperativários debatem entre os dias 11 e 23, no Congresso do Sindicato dos Bancários de Brasília, a unidade dos trabalhadores do Ramo Financeiro. O objetivo do Congresso, dividido em três etapas, é organizar estratégias de mobilização e colaborar no processo de formação das minutas de reivindicações.
A primeira etapa, marcada para os dias 11, 12 e 19, consiste num Ciclo de Debates, composto de exposições, palestras, filmes e muita discussão sobre diversos temas relevantes para o Ramo, como adoecimento psíquico, terceirização, direitos trabalhistas e previdenciários. No último dia do ciclo, nesta terça (19), os debates vão girar em torno de direitos trabalhistas e previdenciários.
A segunda etapa, no dia 23, será uma plenária geral dos trabalhadores do Ramo Financeiro do Distrito Federal. Nesta fase, as categorias realizarão uma análise de conjuntura econômica, política e definirão suas estratégias de lutas e prioridades a serem levadas para as mesas de negociações.
A terceira e última etapa, que também ocorrerá no dia 23, será a assembleia geral dos Trabalhadores do Ramo Financeiro.
Confira a programação dos dias 19 e 23:
Dia 19 – Debate jurídico
18h – Recepção
19h – Abertura e composição da mesa
19h10 – Paulo Roberto Alves – assessor jurídico do Sindicato dos Bancários de Brasília, coordenador da área trabalhista da Crivelli Advogados e bacharel em Direito pela Universidade Federal de Pelotas.
19h50 – Luis Antonio Castagna Maia – mestre em Direito pela Universidade de Brasília (UnB), é consultor jurídico de Saúde do Sindicato dos Bancários de Brasília, da Contraf-CUT, da Federação Nacional das Associações de Aposentados, Pensionistas e Assistidos do Sistema Petrobrás e Petros (Fenaspe), entre outras entidades.
20h30 – Plínio Pavão – secretário de Saúde da Confederação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), membro do GT Saúde da Caixa e empregado da Caixa Econômica Federal.
Dia 23 – Plenária geral do Ramo Financeiro
8h – Café da Manhã
9h – Abertura
9h30 – Regimento Interno
10h – Análise de Conjuntura e Debate
Sérgio Mendonça – diretor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e economista formado pela Universidade de São Paulo (USP).
Ladislau Dowbor – conselheiro do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) e do Idec (Instituto de Defesa do Consumidor). É formado em economia política pela Universidade de Lausanne (Suíça), doutor em ciências econômicas pela Escola Central de Planejamento e Estatística de Varsóvia (Polônia).
11h30 – Grupos de Trabalho:
Bancários – CCT e Conferência Nacional dos Bancários
Financiários – Campanha Nacional dos Financiários e construção da unidade da categoria
Cooperativarios – Acordos específicos e construção da unidade nacional
13h – Assembleia Geral dos Trabalhadores do Ramo Financeiro do Distrito Federal