Conferˆncia no RS deve reunir 500 banc rios

(Porto Alegre) A Federação dos Bancários do RS realiza neste final de semana a 8ª edição da Conferência Estadual dos Trabalhadores do Ramo Financeiro. O evento acontece no Hotel Embaixador, em Porto Alegre. O programa da atividade, que é o principal fórum de organização dos bancários gaúchos, inicia neste sábado, às 8h. O vice-presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Milton Rezende (Miltinho) participa da Conferência.

Milton destaca que as conferências estaduais, realizadas pelas federações, são muito importantes para mobilizar toda a categoria bancária, às vésperas da Campanha Nacional 2006. “A nossa maior expectativa é garantir a unidade dos bancários e bancárias. Temos três objetivos principais que devem ser atingidos neste ano, o primeiro deles é aumento real nos salários. O sistema financeiro tem condições de dar este aumento porque a sua lucratividade tem crescido a cada balanço divulgado”.

O sindicalista diz que as outras duas metas dos bancários são: agregar novas conquistas à Convenção Coletiva da categoria e acabar com o assédio moral. Ele explica que o assédio, caracterizado pela pressão constante pelo cumprimento de metas é o principal problema enfrentado pelos bancários. As condições de trabalho nas agências foram precarizadas e têm gerado adoecimento, afastamento e demissões.

Lucratividade
Segundo o dirigente sindical da Contraf, mesmo com a redução da taxa básica de juros os bancos continuam mantendo altos spreads. “O sistema financeiro consegue lucrar em qualquer situação. Houve um crescimento enorme na lucratividade com tarifas bancárias. O Itaú, por exemplo, poderia pagar duas folhas de pagamento somente com os valores cobrados em tarifas”.

Apoio à reeleição de Lula
Milton observa que o movimento sindical bancário, assim como a CUT, deverá apoiar a reeleição do presidente Lula. “Não será um apoio a qualquer preço. A CUT apresentou uma plataforma política ao atual Governo e vamos exigir mudanças na política econômica no próximo mandato”. 

Painel de abertura
O painel de abertura do evento, “Campanha Salarial dos Bancários e Conjuntura Econômica” será com o economista do Dieese e assessor da Contraf-CUT, Murilo Barella, no Auditório Diplomata. O economista estará à disposição da imprensa a partir das 9h para entrevistas no local.

A Federação dos Bancários RS, espera reunir cerca de 500 bancários na conferência. A edição do ano passado contou com a participação de 449 delegados e delegadas de todo o Estado.

Fonte: Marisane Pereira – Feeb RS

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram