(Curitiba) Começa amanhã na Associação Banestado em Praia de Leste/PR, a Conferência Estadual dos Trabalhadores do Ramo Financeiro do Paraná e Encontros Específicos por banco. O evento, promovido pela Federação dos Bancários da CUT – Paraná (FETEC-CUT-PR) vai até o início da tarde de domingo, dia 16 de julho. O objetivo da Conferência é debater e definir as estratégias para a Campanha Salarial de 2006/2007 dos bancários, além de reforçar a mobilização para as negociações, já em andamento, dos financiários e dos trabalhadores de cooperativas de crédito. Cerca de 250 trabalhadores do ramo financeiro estão inscritos para o encontro.
O evento contará, na manhã do dia 15, com uma exposição sobre a conjuntura econômica com o economista Cid Cordeiro, do Dieese-PR e com a palestra "Assédio Moral e Violência Psicológica no Trabalho Bancário", proferida pela psicóloga Lis Andréa Soboll, que realizou sua pesquisa para o doutorado sobre este tema.
"Além do assédio moral, os trabalhadores bancários sofrem com demais tipos de violências psicológicas como pressões por metas, estímulo de competição entre os pares, ameaças e constrangimentos. O maior problema é que o assédio e a violência se tornaram estratégias de gestão dos bancos", explica Lis Andréa. "Esta atitude traz repercussões para a vida em família, no trabalho e nas relações sociais. O assédio é o crime perfeito, pois destrói a pessoa em todas as áreas de sua vida e corrompe aos poucos, afetando toda a estrutura psicológica do trabalhador. Os conflitos familiares, a queda da auto-estima e problemas de saúde são conseqüências freqüentes. A pessoa se sente sem referências", conclui.
No domingo, os participantes da Conferência Estadual dos Trabalhadores do Ramo Financeiro elegem os representantes do Paraná para o Comando Nacional, responsáveis pela negociação junto aos banqueiros e os representantes do estado para as Comissões de Organização dos Empregados, que tratam de questões específicas dos bancários de cada instituição. Também serão escolhidos os 37 delegados que representarão os trabalhadores de todos os bancos instalados no Paraná na Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro.
Fonte: Patrícia Meyer – Fetec PR