Após encontros estaduais, chegou a vez da Conferência Regional, que vai reunir os trabalhadores do Nordeste nesta sexta e sábado, dias 16 e 17, em Recife. Durante o evento, cada estado vai levar as reivindicações apontadas pelos bancários com o objetivo de fechar uma pauta em consenso.
A lista de demandas será levada à 12ª Conferência Nacional dos Bancários, que ocorre nos dias 23, 24 e 25, no Rio de Janeiro, para a construção da pauta de reivindicações definitiva que será entregue aos bancos.
“Na Conferência Regional, vamos aglutinar as reivindicações dos bancários do Nordeste numa única pauta que vamos defender na Conferência Nacional. Lá, os representantes dos bancários de cada região vão verificar o que é consenso e as divergências serão debatidas até serem superadas. Aí fecharemos a pauta definitiva, que será homologada pelos trabalhadores em assembleia promovida por cada Sindicato e, sem seguida, entregaremos aos bancos para dar início às negociações”, explica a presidenta do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Jaqueline Mello.