Durante a primeira reunião do Comitê Gestor do Plano II do Banesprev, realizada na tarde de quarta-feira, dia 8, os representantes dos banespianos indicados pela Afubesp, Mario Raia e Edivaldo Poli, pediram que o Banesprev apresente os resultados sobre o estudo de avaliação de risco, conhecido como ALM, que foi concluído em maio.
A reivindicação foi apoiada pelos demais membros do colegiado, que são indicados pelas outras entidades representativas dos banespianos.
“Solicitamos também que o Banesprev apresente o último estudo atuarial do plano II, pois temos o objetivo de aprofundar os conhecimentos sobre a atual situação do plano, servindo de base para uma proposta direcionada para diminuir o déficit que o plano tem apresentado”, afirma Mario Raia, que é diretor do Sindicato dos Bancários de São Paulo.
Na oportunidade, o representante do Banesprev, Jarbas de Biagi, apresentou política de investimentos que foram aprovadas para o período de 2011 a 2015, e a situação do Plano II em números.
Na próxima reunião, ainda sem data marcada, será definido o coordenador do grupo.
Saiba mais sobre o Comitê Gestor
Em janeiro deste ano, foi constituído um grupo com representantes das associações de banespianos, do Santander e do Banesprev para estudar a criação do Comitê Gestor do Plano II, uma antiga reivindicação da Afubesp e entidades sindicais, com data de 2009, ainda da época em que Walter Oliveira e Camilo Fernandes eram diretores eleitos do fundo de pensão.
A implementação de um orgão de orientação para todos os planos de benefícios do Banesprev tornou-se obrigatória com a reforma estutária, ocorrida em 2010.
No total foram realizadas quatro reuniões para definir o regimento do colegiado, que tem como função acompanhar e fiscalizar o Plano II, bem como colaborar com os conselhos Deliberativo e Fiscal e Comitê de Investimentos do Banesprev.
Depois de encerrados os trabalhos, a conclusão do grupo de estudos foi encaminhada ao Conselho Deliberativo, que decidiu pela criação do Comitê Gestor, em reunião extraordinária realizada no dia 28 de março.
A composição do órgão neste primeiro mandato, que terá duração de 1 ano, foi feita por meio de indicação das entidades. A posse dos representantes dos banespianos no Comitê Gestor ocorreu no dia 19 de abril.
As próximas gestões serão definidas por meio de eleição direta.