Comitê Betinho coloca bancários na linha de frente contra a seca no Nordeste

O Comitê Betinho da Ação da Cidadania, contra a Fome, a Miséria e pela Vida, fundado por funcionários do Banespa há 18 anos, cria condições, desde 1998, para que famílias possam conviver dignamente com a seca no sertão nordestino. Além de contribuir na capacitação de técnicas em agricultura familiar, criação de animais, saúde e educação, o comitê possui uma campanha pela construção de cisternas em todo Nordeste. De acordo com o comitê, cerca de 18 milhões de brasileiros não possuem acesso à água limpa.

Ao todo foram construídas 196 cisternas em conjunto com entidades. Um dos mais recentes parceiros do comitê é a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), que deve arcar com a construção de cinco cisternas no município de Sigefredo Pacheco, região do semiárido do Piauí.

De acordo com Zé Roberto Vieira Barboza, presidente do Comitê, os nordestinos, quando buscam cidades no sul ou sudeste do país em busca de condições para sobreviver, acabam sofrendo exílio voluntário dentro do próprio país. Buscamos com nossas ações formas para que eles possam viver com dignidade na sua própria terra, afirma.

O presidente do Comitê ressalta que o projeto vai além dos recursos para a construção da cisterna. Há toda uma mobilização, capacitação e sensibilização das famílias para a adoção da tecnologia de captação da água de chuva, além de visitas de acompanhamento. Com esta mobilização, buscamos também fortalecer a organização da comunidade. Todo este trabalho é feito pela Cáritas do Piauí e cada cisterna, incluindo todo o custo de implantação, custa aproximadamente R$ 1600, afirma Zé Roberto.

Apenas neste ano, o comitê está envolvido em dez projetos sociais, envolvendo temáticas como cultura, saúde, educação e habitação. O comitê realizou ainda trabalhos na África, em parceria com os Médicos Sem Fronteira, e projetos com pessoas dentro do sistema prisional. O Comitê atua tendo a perspectiva, observa Zé Roberto, de que as ações de entidades não governamentais não substituem o papel do Estado. O Estado tem o dever de investir em iniciativas concretas para enfrentar a enorme desigualdade social no Brasil.

Campanha por Cisternas

O Comitê trava uma campanha permanente, com seus parceiros, para ampliar a população beneficiada por cisternas – tanques, abaixo do nível do solo, onde se conservam as águas da chuva, utilizadas pelas famílias principalmente para beber e cozinhar, com capacidade de armazenar 16 mil litros de água.

É possível contribuir para a campanha fazendo depósito na conta corrente do Banco Santander, agência 0001, conta 13-027407-9, CNPJ 02.336.848/000-11 ou nas contas poupanças do Bradesco (agência 3003-1, conta 100.8818-6) e do Banco do Brasil (agência 0018-3, conta 85406-9).

O comitê

O Comitê Betinho criado pelos funcionários do Banespa foi inspirado na Campanha Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e pela Vida, idealizada por Herbert de Souza, o Betinho. Zé Roberto lembra que no início das atividades do comitê, os funcionários doavam tíquetes alimentação. Posteriormente transformávamos em cestas básicas para serem distribuídas entre famílias pobres.

Com o passar do tempo o comitê foi se fortalecendo e suas atividades aumentando. Tínhamos claro que apenas a distribuição dos alimentos não era suficiente. Passamos a investir em profissionalização, educação e saúde, lembra.

O objetivo do comitê é sensibilizar e mobilizar a sociedade para encontrar soluções contra a fome e a miséria. Todos estes anos de atividades ininterruptas demonstram o espírito de solidariedade e de cidadania dos funcionários aposentados do Banespa e do Santander, que mensalmente contribuem financeiramente com a entidade. Juntos, funcionários e parceiros, apóiam projetos que contribuem para melhorar as condições de vida de pessoas em situação de exclusão.

Zé Roberto pondera que a ação do Comitê foge do assistencialismo. Fugimos do assistencialismo que acomoda as pessoas, investimos em atividades desenvolvidas pela sociedade civil e por órgãos públicos, como cursos profissionalizantes, ações voltadas para saúde, para a educação, meio ambiente, na defesa dos direitos das crianças e adolescentes, destaca.

O Comitê Betinho, fundado pelos funcionários do Banespa, é um dos cerca de 2 mil comitês da Ação da Cidadania contra a Fome e a Miséria espalhados por todo o Brasil. Um dos eixos de atuação da Ação é a formação de uma rede de Comitês Locais, formada por líderes comunitários voluntários.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram