(São Paulo) Bancários dos Brasil inteiro reúnem-se nesta quarta e quinta-feira, dias 20 e 21, em São Paulo, para o 2º Seminário Nacional sobre Diversidade nos Bancos, promovido pela Contraf-CUT, em parceria com a Fetec CUT/SP e o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região.
O principal objetivo do Seminário é elaborar propostas para eliminar as desigualdades ainda existentes dentro dos bancos, sejam na contratação ou na ascensão profissional. “Queremos a inclusão com qualidade e oportunidade para todos. A diversidade não abrange só mulheres, negros e homossexuais. É um debate muito mais amplo, que queremos enriquecê-lo com este evento”, explicou a secretaria de Políticas Sociais da Contraf-CUT, Arlene Montanari.
O Seminário também vai atualizar as informações sobre a diversidade nos bancos e ampliar a organização da luta, desde a Contraf-CUT até os sindicatos, passando pelas federações. “A diversidade é um tema que sempre esteve presente em nossas reivindicações”, comentou.
Dentro da programação do Seminário, a Contraf-CUT abriu espaço para que os bancos
apresentarem seus programas de diversidade. Arlene conta que os organizadores do Seminário também estudaram os balanços sociais do banco para debater com as empresas durante o evento.
“Queremos acompanhar de perto os programas adotados pelas instituições financeiras. Principalmente neste momento em que garantimos a criação do chamado ‘Mapa da Diversidade’ nos bancos. Aplicada corretamente, a pesquisa vai nos dar um fiel retrato da diversidade no setor”, concluiu Arlene.
Confira a programação:
Dia 20
9h – Recepção e credenciamento com café
10h – Abertura
11h – Introdução ao Evento – Arlene Montanari
12h – HSBC – Mauro Raphael
12h30 – Debates
13h – Almoço
14h30 – OIT – Apresentação do relatório global sobre a discriminação no mundo do trabalho – "Igualdade no Trabalho – Enfrentando os Desafios" – Márcia Vasconcelos – Oficial de Projeto – Área de Gênero e Raça – Escritório da OIT no Brasil
15h – Debates
15h30 – Café
16h – Banco Bradesco – Iracema Franco Mayer Macario
16h30 – Debates
17h30 – Encerramento do primeiro dia
Dia 21
9h30 – Banco do Brasil – Programa de Diversidade – Jandira Pacheco Barbosa
10h – Caixa Econômica Federal – Programa Caixa de Diversidade – Glória Francisca Gonçalves Gerente de Padrões e Planejamento – GEINP/SUPES
10h30 – Debates
11h – Café
11h15 – Banco Itaú – “Programa de Diversidade Corporativa” – Renata Tubini
11h45 – ABN AMRO Real – Maria Cristina Carvalho
12h15 – Debates
13h – Almoço
14h30 – Rodada Especial
Fenaban – Mário Sergio Vasconcelos, diretor de Relações Institucionais
MPT – Otávio Brito Lopes, vice-Procurador Geral do MPT
Contraf CUT – Arlene Montanari, secretaria de Políticas Sociais
15h30 – Debates
16h30 – Café
16h50 – Propostas e encaminhamentos
18hs – Encerramento do evento
Fonte: Contraf-CUT