Pauta específica foi definida no Congresso Nacional dos Funcionários
O Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Contraf-CUT, entrega nesta segunda-feira (24), a pauta específica de reivindicações dos funcionários do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), da Campanha Nacional dos Bancários de 2015. Na reunião, na sede administrativa do Passaré, em Fortaleza, também ocorrerá a primeira rodada de negociação, com o tema Emprego.
A pauta específica, definida pelo XXI Congresso Nacional dos Funcionários do BNB, realizado em Recife (PE) nos dias 24 e 25 de julho, tem ao todo 77 cláusulas, doze a mais que na minuta aprovada no ano passado. A revisão do PCR, isonomia, ponto eletrônico, combate à terceirização, melhorias na Camed e Capef, luta por aumento real, escolha de diretor representante no Conselho de Administração (Caref), estão entre as principais demandas específicas apontadas pelo funcionalismo.
“O BNB tem papel importante na economia regional e nacional, está em expansão. A nossa expectativa é que o banco reconheça a atuação dos bancários neste contexto, valorizando os funcionários”, explica o secretário-geral da Contraf-CUT, Carlos de Souza.
“Começa a campanha salarial dos funcionários do BNB este ano. Com a participação e mobilização da categoria vamos construir uma campanha vitoriosa, garantindo os direitos e avançando em conquistas para o funcionalismo do Banco”, avalia Tomaz de Aquino, diretor do Sindicato do Ceará e coordenador da CNFBNB.
CONFIRA ALGUMAS DELIBERAÇÕES DO CONGRESSO QUE CONSTAM NA PAUTA
REMUNERAÇÃO E EMPREGO
Revisão do PCR com 36 níveis;
Isonomia;
PLR Social linear de 5% do lucro líquido;
Ponto eletrônico.
SAÚDE E PREVIDÊNCIA
Melhorias na Camed e Capef, com redução de custos para associados;
Eleição de um diretor representante dos associados na Capef e Camed;
Combate ao assédio moral.
BANCOS PÚBLICOS
Combate à terceirização;
Operacionalização do Crediamigo e Agroamigo por bancários;
Abertura de imediato do processo de eleição para Conselheiro de Administração Representante dos Funcionários (Caref);
ORGANIZAÇÃO E MOBILIZAÇÃO
Luta pela continuidade da política de aumento real;
Seguir orientação da Confederação Nacional para modelo de PLR.