Colômbia: Marcha pelo Direito a Vida, Paz e Liberdade Sindical chega a Bogotá

No dia 18 de junho, a Marcha pelo Direito a Vida, Paz e Liberdade Sindical chegou a Bogotá após 10 dias de caminhada partindo da cidade de Cali. A caminhada foi organizada pela Central Única de Trabalhadores (CUT) e União Nacional de Empregados Bancários (UNEB) em protesto contra os assassinatos e desaparecimentos de lideranças sindicais e de movimentos sociais no país.

Os sindicalistas realizaram um ato para denunciar o assassinato de 22 homens e 6 mulheres somente este ano, além de muitos outros desaparecidos. Segundo as entidades, houve um aumento de 71% nos assassinatos de sindicalistas neste período do ano em comparação com 2007.

“Situação semelhante ocorre com dirigentes políticos e sociais cujo único delito é pensar diferente e se opor ao regime político que impera na Colômbia”, afirma documento escrito pelas entidades. Os sindicatos colombianos “exigem plenas garantias para exercer a liberdade sindical (associação, contratação e folga), mas sobretudo para que se respeite o direito à vida”, completa.

“A Contraf/CUT dá todo o apoio à mobilização dos trabalhadores colombianos e repudia a postura antidemocrática do governo de Álvaro Uribe. O que está em jogo é o direito à vida e à liberdade política”, afirma Ricardo Jacques, secretário de Relações Internacionais da Contraf-CUT.

Veja vídeo-reportagem sobre a marcha:

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram