Coletivo de Sa£de debate conflitos no ambiente de trabalho

(São Paulo) Ocorre na próxima terça-feira, dia 22, às 10h, na sede da Contraf-CUT em São Paulo, reunião do Coletivo de Saúde da Contraf-CUT, ampliada com o Comando Nacional dos Bancários. O objetivo principal do encontro é debater o tema “Conflitos no Ambiente de Trabalho”, que será objeto de negociação com a Fenaban em reunião no dia 23/05, às 15h.

A reunião vai acontecer em cumprimento à cláusula 53 da CCT, que prevê a criação de um grupo de trabalho para prevenção coletiva de conflitos no ambiente de trabalho. As partes (Contraf-CUT e Fenaban) trocaram suas propostas de linhas gerais para elaboração de um programa de controle dos conflitos, para orientar o debate da próxima quarta.

O objetivo da reunião é avaliar a proposta da Fenaban para definirmos quais as divergências e eventuais consensos com a nossa proposta e subsidiar os dirigentes sindicais com informações para que eles possam levar esse debate até as bases. “O trabalhador está cada vez mais familiarizado com o conceito de assédio moral, mas as atitudes inadequadas na condução das políticas de gestão dos bancos não se restringem ao assédio moral”, explica Plínio Pavão, secretário de Saúde da Contraf-CUT.

Plínio esclarece que existem métodos que nem sempre podem ser enquadrados como assédio moral, como gestão por injúria ou por pressão, e que são muito comuns nos bancos, como forma de obter aumento da produtividade. Por isso a importância da discussão de conceitos. “Essa mesa de negociação é nossa oportunidade de amarrar os bancos a um compromisso para que tenhamos controle dos ambientes de trabalho e que haja o combate efetivo a essas práticas indesejáveis que cada vez mais são responsáveis pelo adoecimento do bancário”, defende Plínio.

Embora a mesa de negociação nesta quarta tenha como pauta exclusiva a cláusula de conflitos, a reunião do Coletivo irá tratar também de outros temas da área de saúde do trabalhador, como balanço do primeiro mês de adoção pela Previdência do Nexo Técnico Epidemiológico, problemas com o atendimento nos postos do INSS e a nossa proposta de reabilitação ocupacional. A reunião é aberta para a participação de qualquer interessado no tema.

Fonte: Contraf-CUT

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram