(São Paulo) Apesar dos milhões gastos em propagandas que tentam convencer clientes e usuários sobre como são maravilhosos, os bancos continuam mal avaliados. Dessa vez não foi nenhuma entidade de defesa do consumidor, nem o Banco Central. O Sindicato teve acesso a algumas informações de pesquisa realizada a pedido da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) e finalizada no ano passado.
Os dados mostram que as pessoas que utilizam os caixas tradicionais querem que os bancos contratem mais funcionários. Quando questionados sobre as medidas que poderiam melhorar o atendimento, as duas idéias mais vezes lembradas pelos usuários foram ampliação do horário de atendimento (40%) e contratação de mais funcionários (26%). Os entrevistados ainda apontaram, com 13% das respostas, a contratação de caixas de maneira mais específica. Foram entrevistadas mais de 8 mil pessoas.
“A Febraban gastou uma fortuna em pesquisa para ficar sabendo que precisa contratar, coisa que o Sindicato já exige há muitos anos”, destaca o presidente do Sindicato de SP, Luiz Cláudio Marcolino. Além da ampliação do quadro de funcionários, Marcolino lembra que a entidade propõe como forma de gerar empregos e melhorar o atendimento, a ampliação do horário de abertura das agências (das 9h às 17h), com a criação de dois turnos de trabalho.
“O número insuficiente de bancários e o reduzido horário de abertura das agências são reclamações antigas dos clientes. Os bilionários lucros dos bancos deixam claro que está sobrando dinheiro e que este dinheiro poderia ser investido em contratações, gerando mais empregos para a economia e melhor atendimento para a população. Isso sim seria investir no social”, diz.
Metas
Se a falta de funcionários acaba gerando filas, a situação se agrava ainda mais quando os bancos exigem que esses poucos bancários façam, ainda, trabalho de vendedor. Dia-a-dia as instituições financeiras impõem novas e absurdas metas para venda de produtos aos clientes.
“Os bancos tentam impor um inaceitável raciocínio segundo o qual todos os bancários devem ser vendedores, inclusive os caixas. Mas a função deles é atender aos clientes da forma mais ágil e atenciosa possível. Um caixa que fica obrigado a empurrar produtos para alguém que foi ali pagar uma conta, além de inconveniente, acaba atrasando a fila”, afirma o presidente do Sindicato. “As metas só são boas para os banqueiros: adoecem os bancários e afastam e irritam os clientes. O resultado está aí, não tem pesquisa em que os banqueiros apareçam bem.”
Fonte: Danilo Pretti Di Giorgi – Seeb SP