(Vitória) Uma mulher de 76 anos morreu nesta segunda-feira (3) após ser atingida por tiros de fuzil disparados por assaltantes contra um carro-forte estacionado em frente à agência do Unibanco, no Centro de Vila Velha. A vítima foi Célia da Silva Barcelos, que estava na entrada da agência, na área do auto-atendimento, no momento dos disparos.
Perto dela, estava uma funcionária da empresa de limpeza que presta serviços ao Unibanco, que conseguiu escapar dos tiros. As portas de vidro da agência viraram estilhaços. Marcas dos tiros ficaram nas máquinas do auto-atendimento, na fachada da agência e num prédio vizinho.
O assalto aconteceu por volta das 9 horas. No momento, estavam na agência sete funcionários do Unibanco, uma funcionária da limpeza, dois vigilantes, dois terceirizados, três funcionários da empresa de transporte de valores – que haviam chegado no carro-forte – e vários idosos que aguardavam o pagamento das aposentadorias.
“Eu tinha chegado há cinco minutos. Ouvi o primeiro estrondo, parecia uma bomba, seguido de tiros. Imediatamente me joguei no chão e fui me arrastando até o banheiro masculino, junto com outros colegas e clientes. Outros foram para a cozinha”, contou, assustada, uma bancária. Os criminosos já chegaram atirando contra o carro-forte e também jogaram duas granadas. Os bandidos levaram malotes de dinheiro, mas a quantia não foi revelada.
Diretores do Sindicato dos Bancários do ES foram para o local para dar apoio às vítimas e garantir a não-abertura da agência após a tragédia. “São comuns os transtornos pós-traumáticos depois de um assalto”, alertou a diretora de Saúde do Sindicato, Bernadeth Martins, ressaltando que o banco deveria emitir as Comunicações por Acidente de Trabalho (CATs).
Nos próximos dias o Sindicato vai retornar à agência para dar orientações aos bancários e demais empregados. Essa foi a segunda vez que a agência foi assaltada. Na primeira, bancários e clientes ficaram como reféns dos bandidos.
Fonte: Sueli de Freitas – Seeb ES