Citi tem prejuízo bilionário e anuncia 20 mil demissões

(Rio) A crise das hipotecas de baixo custo nos Estados Unidos vai provocar a dispensa de vinte mil funcionários do Citigroup em todo o mundo. O conglomerado anunciou prejuízos de quase US$ 10 bilhões com os investimentos equivocados que estão provocando forte recessão na maior economia do planeta.

A conseqüência imediata do anúncio do prejuízo foi a queda nas bolsas e a alta do dólar no mundo todo, inclusive no Brasil. Segundo analistas de mercado, a turbulência não deve atingir com muita intensidade os chamados países emergentes, já que a falta de liquidez – escassez de dinheiro em circulação – é dramática nos EUA, mas não em outras economias, como a do Brasil. Mas o Citi já anunciou que será necessário cortar pessoal e que o número de demissões deve chegar a cerca de 10% de sua força de trabalho. No Brasil, o Citibank tem em torno de 2.300 empregados e, se a redução for do mesmo patamar, mais de duzentos bancários podem perder seus empregos.

Por enquanto, a única ação no Brasil já divulgada é a venda de participação na operadora de cartões Redecard e na empresa de telefonia Oi. Na primeira, o Citi é sócio do Itaú e do Unibanco. Serão vendidas 41,1 milhões de ações, um negócio que deve render cerca de 1 bilhão de Reais. Com a venda de ações da Oi, o banco norte-americano deve apurar entre 200 e 300 milhões de dólares.

Fonte: Feeb RJ/ES

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram