(Cuiabá) Com uma eleição tranqüila e bem divulgada, o Sindicato dos Bancários no Estado de Mato Grosso realizou o processo eleitoral para o triênio 2007/2010. A Chapa 1 – Nós Bancários foi eleita com 97% dos votos dos trabalhadores sindicalizados, pertencentes aos 94 municípios que compõe a base do Seeb.
Encabeçada pelo sindicalista Arilson da Silva, eleito presidente do Sindicato, a Chapa 1 conta com 36 membros que irão representar a entidade na Diretoria Executiva, Conselho Fiscal, Delegados Representantes das Diretorias Regionais e seus Suplentes.
Todo esse processo teve início no dia 29 de novembro de 2006, quando foi eleita a Comissão Eleitoral, responsável pela coordenação do pleito. Já em 26 de janeiro de 2007, foi lançado o edital para a inscrição das chapas, que se estendeu até o dia 26 de fevereiro.
“A expressiva votação dos companheiros bancários respalda com veemência a opinião da categoria quanto ao trabalho realizado pela Chapa Nós Bancários e isso nos dá a certeza de que temos que continuar os trabalhos desenvolvidos pelo grupo”, afirma o novo presidente eleito do Seeb MT, Arilson da Silva.
Para a Comissão Eleitoral, tudo transcorreu dentro da normalidade, não havendo nenhum incidente que pudesse colocar em risco o perfeito andamento da eleição. “Tivemos uma eleição transparente, onde os bancários tiveram acesso a todos os trâmites do processo eleitoral”, sintetizou o presidente da Comissão Eleitoral, Clodoaldo Barbosa.
A nova diretoria do Sindicato tomará posse no dia 09 de maio em Cuiabá.
Participação massiva
A participação dos trabalhadores do ramo financeiro foi marcante durante os dois dias de eleição no Sindicato. “Ao passarmos com as urnas nas agências bancárias de Cuiabá e Várzea Grande, não encontramos resistência por parte dos colegas. Fator que contribuiu para o bom andamento da votação”, explica a diretora do Seeb MT. Vania Schembek.
Os 11 roteiros definidos pela Comissão Eleitoral foram seguidos em Cuiabá e Várzea Grande, sendo que cada um contou com uma urna itinerante. Já na sede do Sindicato, uma urna fixa atendeu durante os dias 21 e 22 os trabalhadores que preferiram votar no próprio Sindicato.
No interior
Em todas as cidades do interior de Mato Grosso, excluindo Cuiabá e Várzea Grande, os bancários compareceram em sua maioria na votação. O percentual de presença atingiu 98,75% dos bancários dessas 92 cidades. “Uma votação expressiva e que mostra que a categoria se sente atuante na definição de assuntos que lhe são de interesse”, diz o presidente do Sindicato Eduardo Alencar.
Além das urnas dos nove roteiros definidos pela Comissão eleitoral no interior do Estado, urnas via fax também atenderam aos bancários das regiões mais distantes. “Mato Grosso é um estado de grande dimensão territorial, característica que acabou impedindo que algumas cidades recebessem uma urna itinerante. Isso acarretaria na impossibilidade de realizar a votação dentro do tempo hábil”, diz.
Em cidades como Jangada, Acorizal, Chapada dos Guimarães, Santo Antonio de Leverger, Poconé, Arenápolis, Diamantino, Nobres, Rosário Oeste, Nortelândia, Cáceres e Pontes e Lacerda, 100% dos bancários votaram na Chapa 1.
Brancos e nulos: 3%
O que mais demonstrou a aprovação da gestão da Chapa Nós Bancários à frente do Seeb MT foi o baixo índice de votos brancos e nulos. “Os bancários nos demonstraram por meio do voto, que o Sindicato vem realizando um trabalho que tem agradado a base. Isso é muito gratificante e ao mesmo tempo estimulador”, expressou emocionado Arilson da Silva.
Para ele, esse trabalho tem o ar de continuidade, porém, com novas expectativas, capazes de fazer com que avancem as lutas e as conquistas dos bancários
Fonte: Neila Gonçalves – Seeb MT