Cassi conquista certificação internacional por serviços próprios no DF

William Mendes, Sérgio Iunes, Miriam Fochi e Job da Silva

A CASSI anunciou nesta quarta-feira, dia 18, a conquista da primeira certificação para seus Serviços Próprios no Distrito Federal. As CliniCASSI Brasília Norte e Brasília Sul foram acreditadas pela Joint Commission Internacional (JCI), que atesta a qualidade e a segurança para os pacientes, seguindo padrão internacional recomendado para serviços de saúde.

O anúncio foi feito na Sede da Caixa de Assistência, em Brasília, com a presença da Diretoria Executiva, dos profissionais envolvidos no processo de acreditação e de representantes de entidades ligadas ao funcionalismo do Banco do Brasil.

“Esta certificação é de extrema importância. A perenização da Caixa de Assistência passa pela atenção primária, serviço que agora está acreditado internacionalmente”, destacou o presidente da Cassi, Sérgio Iunes Brito.

“O padrão internacional de serviço alcançado pelas CliniCASSI Brasília Norte e Sul é o que queremos para toda a CASSI, situada dentro do mercado de saúde atual. A atenção primária, com foco em promoção à saúde e prevenção de doenças como a que fazemos e agora é certificada, é a lógica para superar a crise”, disse o diretor de Saúde e Rede de Atendimento, Wiliam Mendes, responsável pelas áreas envolvidas no processo para busca da certificação.

A diretora de Planos de Saúde e Relacionamento com Clientes, Mirian Fochi, disse que a certificação é “um recado claro para participantes do Plano e funcionários da CASSI, do padrão de serviços desejável”.

“Mostra que somos confiáveis e temos credibilidade para fazer atenção primária em saúde, um certificado importante para a CASSI e para o mercado de saúde e que vai se refletir para nossos associados”, completou a diretora.

O diretor de Administração e Finanças em exercício, Job da Silva Junior, falou da complexidade do processo para se obter uma certificação desse porte, conquistada com “duro trabalho”.

REDUÇÃO DE RISCOS

A busca da certificação preparou os profissionais para eliminação de riscos ocultos, individuais e coletivos, e um comportamento preventivo. “Se alguém chegasse deambulando com dificuldade a uma CliniCASSI, era acolhido de forma diferenciada por uma sensibilidade dos profissionais. Agora, esse acolhimento diferenciado que cada público exige é uma cultura coletiva”, exemplificou o gerente executivo de Saúde, Henio Braga Junior.

O processo iniciou e 2011, com diagnóstico dos serviços, feito pela JCI, que em seguida apontou as melhorias a serem feitas na rotina de atendimento para garantir segurança para os pacientes e redução de riscos. Os certificadores realizaram visitas educativas, para a implantação das novas rotinas, e, depois, para a certificação, que ocorreu em dezembro.

A certificação é válida por três anos, período no qual os avaliadores poderão visitar as CliniCASSI a qualquer instante. Outras instituições de todo o mundo que estiverem buscando a certificação também poderão visitar as duas CliniCASSI, para conhecer como funciona, na prática, o processo certificado.

“Isso amplia a rede de relacionamentos da CASSI com outros serviços de saúde, e permite tornar nossa experiência conhecida no mundo todo, por meio de congressos e encontros técnicos”, acrescentou Henio.

Ele garante que os benefícios da certificação poderão ser percebidos em todas as CliniCASSI do País, embora o certificado seja para as do DF, porque o processo de certificação determinou uma nova cultura dentro dos Serviços Próprios, adoção de processos e criação de normativos que já estão sendo seguidos nas CliniCASSI de todo o Brasil. “Quando houver a decisão de certificar formalmente os demais Serviços Próprios, já estaremos com meio caminho andado.”

As CliniCASSI Brasília Sul e Brasília Norte estão entre os quatro primeiros serviços de Atenção Primária em Saúde do Brasil a receberem o selo da JCI e são os únicos serviços de operadoras de autogestão certificados no País.

O gerente da Unidade CASSI DF, Sandro Sedrez dos Reis, também destacou o esforço empreendido na busca da certificação das CliniCASSI, que estão ligadas à Unidade DF. “Esse selo fala de passado, pela conquista, de futuro, e de presente, para que as pessoas entendam qual a atitude da própria CASSI, criando um ambiente que permite a qualidade de vida de forma sustentável e que pode ajudar a aliviar a crise pela qual passam as autogestões”, concluiu Sandro.

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