As visitas às agências começaram com força total na Bahia. Nesta terça-feira (18), os diretores do Sindicato da Bahia percorreram as unidades do comércio para esclarecer pontos da campanha salarial à bancários e clientes.
Uma dupla de repentistas e a irreverência do grupo de teatro marcaram a chegada. Mas, o momento também é de reflexão e os diretores explicaram sobre a política perversa dos bancos. Apesar da seriedade, a alegria e disposição são importantes baterias para a mobilização.
Entre os funcionários o clima é de que neste ano a campanha vem com força total e se as empresas adorarem uma postura intransigente uma greve intensa pode vir por aí.
Mas, é preciso união. Quem faz a ressalva é o presidente do Sindicato, Augusto Vasconcelos. “Nesse momento de ataque aos direitos dos trabalhadores precisamos de unidade. A população também é convidada a fazer parte do movimento”.
Clientes apoiam
A cliente do Santander, Ariela Gomes, já vestiu a camisa e dá todo apoio à campanha salarial dos bancários, que têm data-base em 1º de setembro. Ela destaca a presença do Sindicato nas agências.
“A mobilização é muito importante e uma forma de mostrar a população o que os bancos fazem com nós [clientes], sobretudo com a cobrança de juros absurdos” disse.
O vereador e bancário, Everaldo Augusto, também dá força especial. Presente na visita às agências do Comércio, nesta terça-feira (18), fez questão de ressaltar que a categoria sairá vitoriosa. As mobilizações continuam nesta quarta-feira (19), na Piedade. O objetivo é percorrer cerca de 200 agências, nas próximas semanas.