Sob o mote Cadê a responsa, Banqueiro?, a Campanha Nacional 2009 começa oficialmente nesta segunda-feira, dia 10, com uma passeata dos bancários pelas ruas do Centro Velho de São Paulo e com a entrega da pauta de reivindicações pelo Comando Nacional dos Bancários para a federação dos bancos (Fenaban).
A passeata está marcada para começar às 10h30, na Praça do Patriarca e vai em direção à Avenida Paulista, coração do sistema financeiro do Brasil. No caminho, os bancários vão fazer a distribuição de um folder com as reivindicações e de uma carta caça-palavras para os clientes.
As atividades precedem a entrega das exigências aos bancos, definidas pela 11ª Conferência Nacional em julho. A reunião está marcada para 15h, na Fenaban.
Os trabalhadores querem reajuste salarial de 10% (reposição da inflação mais aumento real), PLR de três salários + R$ 3.850, fim das metas abusivas e do assédio moral, plano de carreiras, cargos e salários (PCCS), valorização dos pisos e das verbas e mais segurança nas agências para bancários e clientes.
“Os bancários que trabalharam arduamente, visto que o crédito mais uma vez puxou o resultado dos bancos, não abrem mão de aumento real de salário, mudanças na PLR e melhores condições de trabalho”, disse Luiz Cláudio Marcolino, presidente do Sindicato, que integra o Comando Nacional.
“E para conquistar o que merecem, os bancários devem se unir ainda mais e participar ativamente das manifestações, assembléias, ler a Folha Bancária, o site, enfim, fazer uma mobilização muito forte”.