Campanha de vacinação contra gripe começa nesta segunda em todo país

A partir desta segunda-feira, dia 25, idosos, gestantes e crianças entre seis meses e dois anos de idade, além de trabalhadores da saúde e indígenas, devem se vacinar contra a gripe. Quem não faz parte desses grupos pode procurar clínicas particulares, onde a vacina é paga.

A campanha vai até o dia 13 de maio, de segunda a sexta, nos postos de saúde de todo o país. Em 30 de abril, um sábado, as salas de vacina dos postos de saúde de todo Estado de São Paulo também estarão abertos das 8h às 17h.

Neste ano, a dose imunizará contra os três principais vírus que circulam no hemisfério Sul. Entre eles, o da gripe H1N1, que no ano passado teve vacinação separada.

Cada pessoa deve tomar uma dose da vacina, com exceção das crianças, que têm de receber duas (a segunda 30 dias após a primeira).

A campanha, que desde 1999 tinha como foco os idosos e indígenas, ampliou neste ano sua abrangência para outras faixas vulneráveis da população, como as crianças e as gestantes, além dos trabalhadores da saúde.
Das internações por influenza e pneumonias em 2009, 24% foram de maiores de 60 anos de idade, e 19% de menores de dois anos.

A meta da campanha é atingir de 24 a 30 milhões de pessoas em todo o país.

A vacina só é contraindicada para pessoas com alergia a ovo.

“[A vacina] é fundamental para evitar complicações respiratórias decorrentes da gripe, como pneumonias”, afirma Helena Sato, diretora de imunização da Secretaria de Estado da Saúde.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram