Passeata percorreu ruas de Santo André e festejou ainda o Dia do Bancário
O Sindicato dos Bancários do ABC lançou oficialmente nesta quinta-feira (28), com uma animada caminhada pelas ruas centrais de Santo André, a Campanha Nacional 2014. A atividade coincidiu com as comemorações do Dia do Bancário, com direito a parabéns ao ritmo da Bateria de Vila Palmares – que acompanhou todo o trajeto – e distribuição de bolo para agências visitadas durante o percurso.
Além de destacar as principais reivindicações deste ano e o processo negocial já em andamento mas sem avanço pelas negativas dos banqueiros, a manifestação incluiu questões como a necessidade de boas condições de trabalho para garantir atendimento de qualidade a clientes e usuários dos bancos.
“Mais uma vez estamos em campanha salarial, preocupados não só com nossas reivindicações, mas também com os clientes e usuários. Quando reivindicamos mais contratações sabemos que isso se reflete diretamente no atendimento”, afirma Eric Nilson, presidente do Sindicato.
Os bancos continuam a lucrar muito e poderiam muito bem atender às reivindicações dos bancários, mas preferem demitir e estabelecer metas abusivas que adoecem os trabalhadores. Essa realidade, somada à da falta de segurança, também ganhou voz durante a manifestação, que teve a participação de representantes sindicais bancários da entidade e de sindicalistas oriundos de outros municípios; da Fetec-CUT e do deputado federal Vanderlei Siraque (PT), que destacou projetos de sua autoria sobre segurança bancária, como o que estabelece a instalação de biombos.
Performance
A manifestação foi iniciada por volta das 9h30, com saída da sede social do Sindicato (rua Xavier de Toledo) e percurso pelas ruas centrais da cidade, como Francisco Amaro, Correia Dias, Luiz Pinto Fláquer e Senador Fláquer.
Agências bancárias destas ruas receberam atores que fizeram performance lembrando o lançamento da campanha e parabenizando os trabalhadores pelo seu dia. Coincidentemente, a data também marca o aniversário da Central Única dos Trabalhadores (CUT), à qual o Sindicato é filiado.
Também foram distribuídos vale-bolos, trocados em barraca instalada na rua Senador Fláquer. Faixas da campanha também coloriram fachadas das agências bancárias, chamando a atenção da população. Muitos saíram às portas das lojas ou à janela de prédios para acompanhar a atividade do Sindicato, que está entre os mais importantes do País e participa do Comando Nacional que negocia com a Fenaban, a federação dos banqueiros.