A Caixa Econômica Federal inaugura nesta sexta-feira, dia 11, em Pelotas (RS), a primeira Representação de Desenvolvimento Urbano Rural, com cobertura para 30 cidades da região. O propósito do banco estatal é ampliar o atendimento aos municípios nas áreas de habitação, saneamento e infraestrutura.
Até o fim do ano, a Caixa promete abrir mais 12 representações pelo país. Os Estados da Bahia (Barreiras e Vitória da Conquista), São Paulo (Osasco e Santo André) e Pará (Santarém e Marabá) vão ser contemplados com duas unidades. Dourados (MS), Montes Claros (MG), Juazeiro do Norte (CE), Novo Hamburgo (RS), Petrolina (PE) e Ponta Grossa (PR) receberão uma representação.
O projeto de ampliação prevê apoio técnico a 287 municípios com mais de 100 mil habitantes. Os gestores de cada cidade vão poder contar com orientação de um funcionário da Caixa sobre processos de financiamentos e repasse e prestação de contas. Segundo a Caixa, a expansão aumentará em 40% a capacidade de atendimento do banco aos municípios brasileiros.
Na unidade inaugurada hoje, engenheiros e arquitetos, entre outros profissionais, auxiliarão na análise, aprovação e encaminhamento de projetos elaborados por prefeituras, entidades, cooperativas ou empresas interessadas em obter financiamentos, investimentos ou integrar programas federais.