O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, participou nesta quinta-feira, dia 25, da inauguração da primeira agência da Caixa Econômica Federal no Paranoá, a primeira unidade sustentável do país. A agência atenderá, em especial, a comunidade do Paranoá, Itapoã e condomínios, estimada em cerca de 230 mil pessoas.
A construção utiliza a tecnologia Steel Frame, um sistema construtivo escolhido em vários países do mundo por apresentar vantagens como baixo custo, rapidez na conclusão das obras e, principalmente, por ser considerado um modelo de construção sustentável.
“A inauguração de uma agência da Caixa valoriza muito a cidade e suas redondezas por ser uma instituição bastante respeitada por serviços de alta qualidade e de crédito e também porque facilita o acesso aos vários benefícios sociais prestados pelo banco”, comentou o governador ao conhecer as instalações da nova agência.
Agnelo Queiroz lembrou ainda que a Caixa é uma instituição parceira do GDF em vários programas, em especial os programas habitacionais. “Esses serviços aproximam a Caixa da população. Quando os serviços públicos e os bancos se instalam na cidade, eles atraem investimentos privados e geram emprego na cidade, o que é nossa grande prioridade. Faz parte do nosso programa de governo ter o desenvolvimento dentro das próprias cidades, que proporcionam geração de emprego e renda”.
Paulo Roberto dos Santos, vice-presidente da Caixa, mostrou-se otimista com as novas instalações. “Sem a parceria com o GDF, não estaríamos abrindo essa agência, porque o terreno que hoje ocupamos foi cedido pelo governo. Foi graças à essa parceria que conseguimos viabilizar nosso negócio.”
O vice-presidente da Caixa comemorou ainda o prazo utilizado para a construção da primeira agência no Paranoá, localizada na praça central da cidade, próxima à Administração Regional. “A construção da nova sede levou quatro meses ao invés dos oito meses previstos. Utilizamos uma nova tecnologia que garantiu que houvesse o mínimo de resíduos de material de construção”, explicou Paulo Roberto dos Santos.
Steel Frame
O sistema steel frame utiliza materiais leves, o que reduz a quantidade de meios de transporte e, consequentemente, o consumo de combustível. Ainda poupa consideravelmente o gasto de energia tanto na etapa de fabricação do material quanto depois do edifício pronto, devido ao isolamento térmico que proporciona.
As placas que revestem o exterior também são produzidas exclusivamente com árvores plantadas especificamente para este fim, utilizando apenas exemplares jovens e de pequeno diâmetro, o que permite a reposição frequente da floresta.
Na nova unidade, a população terá à disposição uma equipe composta por 11 empregados, além de estagiários e prestadores de serviços, e terá disponível sete máquinas de auto-atendimento, num ambiente de 500 m². A agência inicia o atendimento ao público nesta quinta-feira (26).